Agro

Dirigentes sindicais iniciam a campanha salarial 19/20

Durante a safra, só as usinas alagoanas chegam a empregar mais de 41 mil trabalhadores

Por Assessoria 06/09/2019 15h03
Dirigentes sindicais iniciam a campanha salarial 19/20
Divulgação

Dirigentes de sindicatos associados à Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL), que atuam em municípios da região canavieira, participaram, esta semana, do seminário promovido pela Federação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais do Estado de Alagoas (Fetar-AL), dando início a campanha salarial do setor canavieiro 19/20.

Na 9ª edição do seminário, realizada no auditório da Faeal, em Maceió, foi apresenta a proposta de reajuste salarial de 10% e um piso garantia de R$ 40, que é aplicado caso o mínimo nacional se iguale ou fique superior ao salário da categoria, a partir de 1º de janeiro de 2020.

O próximo passo será a apresentação das propostas aos trabalhadores que irão avaliar e votar pela aprovação delas em assembleias que serão realizadas pelos sindicados nos municípios durante este mês de setembro.

Em outubro, após todas as propostas terem sido aprovadas pelos trabalhadores, a pauta será entregue a classe patronal (Sindaçúcar-AL, Asplana e Faeal) que será notificada para que seja dado início ao processo de negociação salarial da categoria. Durante a safra, só as usinas alagoanas chegam a empregar mais de 41 mil trabalhadores.