Agro

Expo Bacia vai fortalecer setor leiteiro do Nordeste

O evento deverá reunir cerca de 800 animais em exposição e julgamentos

Por Assessoria 21/09/2019 09h09
Expo Bacia vai fortalecer setor leiteiro do Nordeste
Divulgação

Formando a vitrine da pecuária e derivados do leite de Alagoas, a Expo Bacia Leiteira vai fortalecer o setor de ponta a ponta. De 2 a 3 de outubro, em Batalha, a exposição vai realçar o trabalho de criadores, laticinistas e profissionais. O evento deverá reunir cerca de 800 animais em exposição e julgamentos. 
 
De acordo com a prefeita de Batalha, Marina Dantas, o evento vai fortalecer a produção local e colocar em debate  perspectivas sobre o futuro do setor. "A  exposição renasceu há três anos, consolidando ainda mais a vocação do sertão de produzir leite com qualidade. Com ela estamos construindo um futuro promissor e sustentável para a bacia leiteira",  definiu. 
 
A retomada da Expo Bacia representa mais  força e  maior volume de produção à cadeia, conforme  o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva. "As bases de produção estão se fortalecendo cada vez mais e a genética sendo compartilhada entre todas as categorias. A exposição vem mostrar, na prática, o resultado entre a agricultores familiares, pequenos e grande produtores", analisou Domicio.
 
Com espaço para todo público do leite,  a Expo Bacia promove um ambiente de negócios que inclue a agricultura familiar com  a realização de Torneio Leiteiro exclusivo da categoria e standes. Já em termo de participação, a exposição  cresceu e conseguiu atrair público  de todo Nordeste devido a sua programação técnica que envolve julgamento ranqueado do gado girolando, palestras e seminários. 
 
Expectativa

Segundo André Ramalho,  presidente do Sindleite, o setor vive expectativa positiva para a edição desse ano. "Estamos convidando amigos de dentro e fora do estado  para compartilhar experiência e fortalecer ainda mais a produção de genética. Os olhos  do setor estão voltados para exposição e as boas oportunidades de aprimoramento técnico", resumiu. 
 
A 37º Expo Bacia Leiteira é uma realização da Prefeitura de Batalha com apoio da SecrEtaria de Estado da Agricultura (Seagri/AL),  deputado Paulo Dantas, Associação dos Criadores  de Alagoas (ACA) e  Sindicatos dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite).