Agro

37º Expo Bacia promete aquecer setor

A programação ofertada pela prefeitura de Batalha vai oferecer ao criador mais de dez atividades

Por Assessoria 03/10/2019 09h09
37º Expo Bacia promete aquecer setor
Divulgação

Especializada na pecuária leiteira, a Expo Bacia Leiteira vai reunir até o próximo sábado (4), em Batalha, mais de 500 animais animais e criadores de todo Nordeste no Parque Mair Amaral. O evento tem por objetivo fomentar a produção de leite em Alagoas através da exposição de animais, palestras, torneio leiteiro e  julgamentos.  
 
A programação ofertada pela prefeitura de Batalha vai oferecer ao criador  mais de dez atividades.  A perspectiva, segundo a prefeita de Batalha, Marina Dantas, é  manter o produtor estimulado e a economia ativa.  "Historicamente o leite tem dado a renda da população rural de 28 municípios da região e contribuiu diretamente para formação de numa bacia leiteira  forte. Esse evento voltou para manter o setor aquecido",  comentou a prefeita.
 
Referência na comercialização e produção de genética, Alagoas aparece na quarta posição em produtividade brasileira de leite. O estado é o terceiro do Nordeste em volume de produção. Já o  município de Major Izidoro é detém a maior produção. No total, em Alagoas é produzido cerca de 900 mil litros de leite por dia. 
 
"O modelo da bacia leiteira de Alagoas foi ponto de partida para os demais estados do Nordeste. Hoje a genética do estado abastece criatórios destacados no cenário nacional justamente pelo diferencial  dos nossos criadores em produzir o melhor entre as raças", avaliou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva. 
 
Após uma pausa de seis anos, o evento foi retomado em 2017 com o objetivo de resgatar a tradição de eventos voltados para discutir o futuro do setor leiteiro do estado. Segundo a organização, a expectativa para esse ano é superar a marca de 24 mil visitantes e a gerar aproximente R$ 800 mil em negócios. 
 
Aberta a comunidade, a exposição também oferece opção de lazer com shows, praça de alimentação e parque infantil. Empresas, indústrias e laticínios também vão marcar presençã entre os 20 estandes presentes na estrutura do Parque Mair Amaral.