Agro

Encontro técnico apresenta resultados positivos da variedade de cana RB

Em Alagoas, o clone responde por 67% da área plantada

Por Assessoria 03/12/2019 09h09
Encontro técnico apresenta resultados positivos da variedade de cana RB
Reprodução

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Ridesa/UFal promoveu, semana passada, dia 27, a IV Reunião Técnica Sobre Variedades de Cana-de-Açúcar realizada, no Centro de Ciências Agrária (CECA), situado no município de Rio Largo/AL.

No encontro, que reuniu pesquisadores, empresários e técnicos do setor sucroenergético, além de estudantes e que contou com o apoio do Sindaçúcar-AL, foi realizado um ciclo de palestras com diversos temas sobre a cultura da cana.

Entre os assuntos abordados na reunião destacaram-se: “Manejo varietal da cana-de-açúcar em busca da produtividade de três dígitos”; “Doenças da cana-de-açúcar em Alagoas: situação atual e reação dos clones/variedades” e “Clones RB de cana-de-açúcar de alto rendimento em Alagoas e manejo pelas empresas”.

O evento foi realizado em meio à comemoração dos 29 anos de criação da Ridesa e dos 49 anos de existência da variedade RB (República do Brasil) que ocupam mais de 65% da área com cana-de-açúcar cultiva do país, uma contribuição de cerca de 12,3% na matriz energética nacional.

Em Alagoas, por exemplo, a variedade responde por 67% da área plantada de cana no Estado formada por quase 142 mil hectares cultivados.

A Ridesa conta com dois Bancos de Germoplasma: o da Estação de Floração e Cruzamento Serra do Ouro, em Murici, Alagoas e o da Estação de Floração e Cruzamento de Devaneio, em Amaraji, em Pernambuco.