Agro

Pindorama inaugura estufa de mudas

Em parceria com a Emater, o objetivo é a produção orgânica

Por Assessoria 10/12/2019 09h09
Pindorama inaugura estufa de mudas
Reprodução

A Cooperativa Pindorama, por meio da parceria com a Emater, inaugura nesta terça-feira, dia 10, uma estufa para a produção orgânica de mudas no modelo agroecológico. A solenidade, que ocorrerá a partir das 09h, contará com a presença do presidente da cooperativa, Klécio Santos e do diretor do órgão estadual de assistência técnica, Elizeu Rego, além de agricultores familiares da região e colonos.

Participam deste projeto, sob a responsabilidade técnica da Emater, jovens do projeto social “O Amanhã de Pindorama”, que participaram em 2017 do curso básico de agroecologia e produção de hortaliças orgânicas. A turma foi composta por 25 jovens, na faixa dos 16 aos 19 anos, filhos de agricultores familiares. A capacitação contou com 120 horas e foi dividida em seis módulos.  

A capacitação teve a finalidade de contribuir com a formação profissional de jovens que já cultivavam hortaliças na escola, oferecendo conhecimento em práticas agroecológicas para a produção de mudas em estufa.

Neste sentido, a estufa proporcionará a estes jovens rurais a oportunidade de geração de renda por meio do uso de técnicas agrícolas repassadas no curso de formação, por meio da geração de novos negócios com o plantio de mudas de hortaliças, frutíferas e árvores nativas.

A princípio, serão produzidas mudas de agrião, acelga, alface, couve, brócolis, espinafre, pimenta e repolho, além de maracujá, mamão, hortelã, entre outras.