Agro

CPLA recebe novos equipamentos para UBL de Batalha

A cooperativa recebeu os maquinários referentes ao setor de queijaria da fábrica

Por Redação 24/12/2019 10h10
CPLA recebe novos equipamentos para UBL de Batalha

Em mais um passo para estruturação da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) de Batalha, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) recebeu, no  sábado (21), os equipamentos referentes ao setor de queijaria da fábrica.

De acordo com presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro, o recebimento do maquinário é fundamental para a reativação da unidade, que será um estimulo importante para a cadeia produtiva do leite na região. “É com muito orgulho que estamos recebendo a queijaria automatizada. Será um instrumento necessário para nossa fábrica, com uma capacidade de processamento de 160 mil litros de dia por dia, possibilitando a produção de queijo com tecnologia e aproveitando o seu subproduto, o soro de queijo”, pontua Monteiro.

Os equipamentos foram adquiridos por recursos federais, com o apoio do Governo do Estado e de personalidades políticas de Alagoas, como o Secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Silvio Bulhões, o Deputado Estadual, Paulo Dantas e os Deputados Federais, Givaldo Carimbão, Isnaldo Bulhões e Marx Beltrão. “Também estamos contado com a ajuda de toda a bancada federal que tem colaborado para a abertura da fábrica”, assegura o presidente.

A estimativa é de que a UBL possa triplicar a renda e incentivar a inclusão produtiva de dez mil pequenos produtores da região, que são os principais beneficiados com os investimentos. Para o produtor José de Oliveira Souza, de Mar Vermelho, a iniciativa é um passo positivo para o setor. “O sonho do homem do campo é a abertura dessa fábrica. Com a chegada dos equipamentos, a nossa expectativa aumentou, já que vai possibilitar a produção de queijo e de seus derivados, facilitando o nosso sustento através da produção e da venda desses produtos”, ressalta Souza.