Rural

CPLA: torneios leiteiros estimulam o fortalecimento da agricultura familiar


Fonte: Redação

08/01/2020 17h17

Uma das principais ações desempenhadas pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), nos últimos anos, tem sido o apoio para a realização dos torneios leiteiros nos municípios que compõem a bacia leiteira de Alagoas. Essas competições se caracterizam como um incentivo para o crescimento do setor, que evidencia o potencial produtivo e genético dos animais dos agricultores familiares da região.  

Só em 2019, oito torneios leiteiros foram realizados em diferentes localidades de Alagoas, são elas: Pau Ferro, em Jacaré dos Homens; Olho D'água Novo, em Belo Monte; Pilões, em Batalha; Ribeira, em Jacaré dos Homens; Capelinha, em Major Izidoro; Cachoeira Poço de Pedras, em Belo Monte; Mar Vermelho, promovido pela APROMALVE; e na 37ª Expobacia Leiteira. Todos os eventos foram assistidos pela CPLA e contaram com a participação de produtores da cooperativa.

Durante os concursos leiteiros, as vacas campeãs tiveram uma produção acima de 50 kg de leite e as novilhas, acima dos 40 kg. Os números mostram a evolução vivida pela agricultura familiar, que vem investimento no cuidado e no melhoramento genético dos animais.

“A CPLA, através dos torneios leiteiros, construiu uma relação de incentivo direto com o agricultor familiar alagoano. Esses eventos são vitrines importantes para mostrar a produção e a criação desses produtores e, assim, proporcionar o crescimento da categoria que é de grande importância para o nosso estado”, ressaltou o presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro.

A expectativa para 2020 é que o trabalho continue sendo feito nos municípios e que aconteça o aumento, tanto das produções, como da qualidade dos animais. “Continuamos com o empenho de realizar mais torneios leiteiros nesse novo ano. A nossa intenção é de promover de 10 a 12 torneios em 2020, buscando cada vez mais atender novos agricultores e expandir as produções da região”, pontua Monteiro. 



Compartilhe