Agro

Do Campo ao Vinho, a Jabuticaba de Alagoas conquista paladares exigentes

Circuito da Jabuticaba proporciona dia de campo, oficinas e imersão na produção do vinho

Por Redação com Jornal de Alagoas com Ascom Sedetur e Agência Sebrae 10/03/2020 22h10
Do Campo ao Vinho, a Jabuticaba de Alagoas conquista paladares exigentes

Uma produção que vem conquistando cada vez mais o paladar rebuscado dos apreciadores de vinho é a bebida feita à base de jabuticaba, que em Alagoas é produzida em Palmeira dos Índios, na região de Serra das Pias, e que deve ser um dos destaques do 1º Circuito da Jabuticaba. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 11. A fabricação do vinho da fruta, apesar de exótico aos olhos menos acostumados com a bebida, como já acontece também com o chopp de vinho, não é novidade. É uma tradição que vem desde o final da década de 1970, mas que passa por transformação e adaptações do processo de produção, o que exige dos vinicultores capacitação constante e atualização sobre as técnicas de fermentação.

De cor roxa e 100% brasileira, a jabuticaba passa a ser agora o sabor de um vinho produzido diretamente de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Para apresentar esse processo para o público e como parte das ações do programa estadual Alagoas Maior, a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcan) realiza o ‘Circuito da Jabuticaba: Do Campo ao Vinho’. O evento acontece na próxima quarta-feira (11), das 9h às 18h, na sede da associação, na Serra das Pias e conta com o apoio e conta com o apoio da Sedetur/AL e do Sebrae em Alagoas, que vai realizar uma oficina de fermentação da jabuticaba, para aprimorar ainda mais o processo de produção do vinho feito a partir da fruta.

Voltado para que empresários, cooperativas e associações da região, o encontro possibilita ao público uma imersão na experiência de produção do vinho, desde a colheita, passando pela higienização das frutas, até amassá-las e armazenamento. Além disso, no fim do dia, será feita uma troca de experiências e uma feira com produtos da região, artesanato e atrações culturais.

A ação integra o trabalho de fortalecimento de associações e cooperativas locais, que vem sendo desenvolvido pelo programa Alagoas Maior. O projeto é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), por meio da Superintendência do Desenvolvimento Setorial e Regional, em parceria com o Sebrae Alagoas.

“A cooperativa de Serra das Pias é uma das beneficiadas pelo programa e começamos a trabalhar com eles desde o início com foco no aprimoramento do vinho, melhora das embalagens, rótulos e a abertura de novos mercados, tanto dentro quanto fora do estado. Esse evento é a consolidação de todo esse esforço, a Coopcan dá um passo importante para o aperfeiçoamento dos seus produtores e expressividade na participação de mercado”, pontua Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.

O evento conta também com instituições parceiras para execução da ação: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Universidade Federal de Alagoas, Prefeitura de Palmeira dos índios e Associação de Agricultores Alternativos.

Fermentação

E é justamente com foco na linha de produção desse vinho que o Sebrae decidiu pela realização da Oficina de Fermentação da Jabuticaba, além do apoio ao Circuito do próximo dia 11. Segundo Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Atendimento Empresarial do Sebrae Alagoas, a ideia de realizar a oficina de capacitação em fermentação surgiu após um dos consultores da instituição identificar o potencial de mercado do vinho de jabuticaba.

“Há consultores contratados que atuam onde existem Arranjos Produtivos Locais – Alagoas Maior [nos municípios alagoanos]. E o articulador em Palmeira dos Índios identificou a Coopcam como produtora do vinho de jabuticaba. Ao mesmo tempo que a Prefeitura de Palmeira dos Índios também já tinha acionado a Sedetur [Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas] em relação a essa atividade realizada na Serra das Pias e pedindo apoio ao Circuito”.

Além de um dia de campo, onde os participantes vão conhecer in loco o cultivo da fruta, a programação da oficina contará com a capacitação sobre fermentação da jabuticaba. Para isso, virá a Alagoas um especialista indicado pela Embrapa, o físico e professor Fernando Goldenstein, um “apaixonado por pesquisa e desenvolvimento de processos fermentativos”, como ele próprio se define e criador da Companhia dos Fermentados, com sede em São Paulo. Ele também é um dos professores da Fermentare - Escola de Fermentação, na capital paulista.

“Ele vai fazer uma oficina, falando o que observar no processo de fermentação, como tudo deve ser melhorado, para que o produto tenha os padrões de qualidade das bebidas fermentadas que existem hoje no país e até mesmo fora do Brasil”, revela a gerente do Sebrae Alagoas.

O 1º Circuito da Jabuticaba é uma realização da Coopcam e recebe o apoio de diversos parceiros, como o Sebrae em Alagoas, Sedetur, Embrapa Alimentos e Territórios, Prefeitura de Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, Associação de Agricultores Alternativos, entre outros.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone 99945-6493.

O Alagoas Maior

O programa Alagoas Maior atua para potencializar o alcance de novos mercados para os negócios e empreendedores locais, atuando estrategicamente no desenvolvimento e fortalecimento das associações e cooperativas para aprimorar a qualidade dos seus produtos por meio de boas práticas sustentáveis. São mais de 40 mil pessoas beneficiadas, dos 72 municípios atendidos, que recebem capacitações, intercâmbios, participam de eventos técnicos e rodadas de negócios.