Agro

Palmeira dos Índios é beneficiada com o Programa Terra Arada

Programa teve seu inicio a quatro dias atras e já beneficiou 23 comunidades

Por Ascom Prefeitura 01/04/2020 17h05
Palmeira dos Índios é beneficiada com o Programa Terra Arada
Reprodução - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Palmeira dos Índios lançou na última, sexta-feira (27), o Programa Terra Arada 2020. Desde 2017, a cada aproximação do período chuvoso, o Governo municipal, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), tem levado este importante serviço para fortalecer a agricultura familiar da região. No ano passado, duas mil famílias, com abrangência de 9 mil tarefas, foram beneficiadas. Este ano, 116 comunidades serão atendidas, entre aldeias indígenas, quilombolas e assentamentos da reforma agrária.

Em apenas quatro dias de trabalho, 23 comunidades já receberam os tratores da prefeitura ou estão com as máquinas nas terras: Sítio Luciana, Riacho Santo, Sítio Baixio, Algodãozinho, Craíbas Dantas, Lagoa do Mato dos Lopes, Caraíbas Tortas, Povoado Santo Antônio, Ucuçú, Sementeira, Olho D’Água do Bonifácio, Barra do Bonifácio, Serra da Mandioca, Chorador, Serra do Candará, Velha Ana, Quadrado, Boa Sorte, Monte Alegre, Baixa da Lama, Alto Furtuoso, Serra Bonita e Caldeirão de Cima.

A intenção do Governo Municipal é beneficiar o pequeno agricultor que tem de uma até 5 tarefas de terra. A prefeitura quer realizar a atividade em todo o município no prazo máximo de 30 dias. “A chuva chegou, leva esperança ao homem do campo e estamos acelerando o trabalho para oferecer essa importante política pública a quem precisar, sem clientelismo, como tem sido feito desde o começo da nossa gestão, em 2017. Estamos na quarta edição do Programa Terra Arada e, a cada ano, temos atendido mais agricultores que precisam desse serviço. O agricultor precisa ir ao campo realizar suas atividades, plantar produzir alimento e estamos ofertando, mais uma vez, o Programa que ajuda muito a quem precisa. Vale lembrar que desses agricultores, cerca de 250 também são fornecedores da merenda escolar do munícipio, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, do Governo Federal, e também comercializam os alimentos nas feiras livres”, disse o prefeito Júlio Cezar.

De acordo com o secretário da SPCU Gilmar Torres, terão as terras aradas todos os pequenos agricultores que se encaixem no perfil do Programa. “A prefeitura vem sempre apoiando e fomentando a agricultura familiar e o objetivo do nosso Programa é atender todas as pessoas que, muitas vezes, não têm condições de alugar um trator para arar a terra, pois custa caro a hora da aração. Estamos atuando nessas comunidades e já vamos partir para outras, pois a determinação do prefeito é arar todas as terras das pessoas que precisam do Programa, sem distinção”, explicou Gilmar Torres.