Turismo e Gastronomia

Café regional nordestino movimenta Mercado do Jaraguá


Fonte: Prefeitura de Maceió

30/07/2017 10h23

Cheiro de café no ar. É assim que o Mercado do Jaraguá inicia suas atividades de segunda-feira a sábado, a partir das 6h. Além do cafezinho, é possível encontrar inhame, macaxeira, cuscuz, charque acebolado, fígado, guizado de boi, galinha, queijo coalho e, claro, não pode faltar o famoso pão francês fresquinho.

O atendimento é feito com simpatia e conquista a clientela, que sai satisfeita para iniciar seu dia depois do café cheio de energia no equipamento público da Prefeitura de Maceió. “Nossa clientela é bastante fiel. O cliente que vem aqui, come, aprova e até chama outros. Nosso atendimento é simples, mas consegue ser caseiro e com bastante aceitação porque trabalhamos com o café da nossa terra”, explica José Carlos, da Companhia da Alimentação.

Em média, só no café da manhã, ele consegue atender até 60 pessoas. A paulistana Caren Renata Zarpelon, que mora em Maceió, vai ao local todas às sextas-feiras com o grupo de amigos para tomar o tradicional café regional nordestino no Mercado do Jaraguá.

Turma se reúne todas as sextas-feiras no Mercado do Jaraguá (FOTO: Eliú Almeida / Ascom Semtabes)

“A gente come macaxeira em São Paulo, mas lá chamamos de mandioca. Só que não pela manhã. Hoje tenho o hábito do café regional. É muito gostoso e diferente. Eu e os amigos fazemos crossfit próximo daqui e temos uma tradição de toda sexta-feira após o treino vir para cá comer. Começamos este dia aqui”, afirma.

Administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o mercado é considerado um dos pontos altos nas referências gastronômicas de Maceió com pratos típicos da culinária regional.

Atendimento diferenciado conquista clientes (FOTO: Eliú Almeida / Ascom Semtabes)

“Tem gente que há 17 anos vem tomar seu café da manhã aqui. Quem quiser um café regional, quentinho e fresquinho, pode vir para o Mercado do Jaraguá”, avisa a proprietária do O Sertanejo, Tereza Maria da Silva.

O café da manhã começa às 6h até as 10h30. A partir das 11h o almoço começa a ser servido. O mercado funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 18h.



Compartilhe