Turismo

Maceió é o destino que mais cresceu no interesse dos brasileiros em 2018

Por Ascom Semtur 12/07/2018 08h08
Maceió é o destino que mais cresceu no interesse dos brasileiros em 2018
Wesley Menegari
Maceió foi o destino nacional que mais cresceu em buscas no primeiro semestre deste ano. É o que revela um levantamento realizado pela maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, o Kayak. A capital alagoana lidera o ranking de destinos nacionais em alta, com um aumento de 122% no interesse dos brasileiros e uma diferença de mais de 20% em relação ao segundo lugar, ocupado por Fortaleza.  
 
Além de Maceió e Fortaleza, a lista reúne outros oito destinos consolidados que apresentaram maior crescimento nas buscas dos brasileiros por viagens dentro do país – Porto Alegre, Natal, Recife, Salvador, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, respectivamente. A pesquisa também revela os 10 destinos internacionais em alta, com a capital chilena ocupando o primeiro lugar no interesse dos viajantes graças a um aumento de 75% – bem abaixo do que o registrado pela capital alagoana.
 
O levantamento do Kayak também aponta Maceió como um dos 10 destinos mais procurados pelos brasileiros usuários da ferramenta, que pesquisa outros sites para ajudar os viajantes a tomarem decisões sobre voos, hotéis, aluguel de carros e pacotes de viagem.
 
A posição de destaque da capital alagoana no cenário nacional, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, se deve aos investimentos em projetos estruturantes e ao trabalho sinérgico de promoção do destino realizados pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico.
 
“Esse crescimento revela o bom momento da imagem da capital alagoana no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que ressalta a qualificação da cidade enquanto destino turístico. A Prefeitura de Maceió tem investido em estratégias de divulgação junto ao trade, grande protagonista do setor, e na melhoria dos atrativos. Esse conjunto de ações, aliado à boa prestação dos serviços turísticos, tem, ao longo desta gestão, preparado a capital para receber cada vez mais turistas do Brasil e do mundo”, avaliou o secretário.
 
O gestor se refere a ações como o Praia Digital, que oferece WiFi gratuito na orla, a revitalização de espaços públicos, como mirantes e praças, a construção da academia ao ar livre e dos parquinhos infantis sustentáveis, iluminação em LED, Programa de Adoção de Áreas Públicas, recapeamento de vias, construção da Via Litorânea Norte e outros que tornam o destino ainda mais competitivo.
 
Entre os projetos de marketing digital da Semtur, se destacam as plataformas do Experimente Maceió – principal ferramenta de divulgação do destino no âmbito digital -, os press trips com a imprensa especializada e influenciadores digitais, a participação em feiras e eventos para divulgação dos atrativos turísticos, além de outros em andamento, como a automação das redes sociais, realidade virtual e sinalização.
 
Pesquisa
 
A pesquisa foi realizada em 26 de junho deste ano para buscas de voos no Kayak Brasil. Todas as buscas foram feitas por usuários brasileiros por passagens de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil a todos os destinos do mundo entre 01 de janeiro e 25 de junho de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017.
 
Confira os rankings da pesquisa:
 
Destinos em alta
 
Nacionais
 
Cidade / Aumento
Maceió 122%
Fortaleza 101%
Porto Alegre 94%
Natal 88%
Recife 87%
Salvador 77%
Florianópolis 72%
São Paulo 70%
Belo horizonte 62%
Curitiba 52%
 
Internacionais
 
Cidade / Aumento
Santiago 75%
Buenos Aires 59%
Cancun 54%
Lisboa 51%
Boston 39%
Nova York 36%
Lima 34%
Las Vegas 29%
Orlando 26%
Roma 21%
 
 
Destinos mais buscados no primeiro semestre de 2018
 
Nacionais / Internacionais
São Paulo / Lisboa
Rio de Janeiro /  Miami
Fortaleza / Orlando
Salvador / Nova York
Recife / Buenos Aires
Porto Alegre / Santiago
Brasília /  Paris
Maceió / Roma
Belo Horizonte /  Madri
Florianópolis / Londres