Turismo

Rui Palmeira assina parceria para promover gastronomia de Maceió

Por Secom Maceió 24/07/2018 16h04
Rui Palmeira assina parceria para promover gastronomia de Maceió
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta terça-feira (24), o convênio entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e a Associação de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel), que vai promover ações conjuntas para o desenvolvimento econômico de cidade, por meio do fortalecimento e valorização do segmento da gastronomia. A assinatura do Fomento à Gastronomia de Maceió aconteceu na sede da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá.

O gestor lembrou que a parceria é um passo importante para promover a gastronomia local. “A gastronomia é um dos pontos fortes para o turismo de Maceió e temos hoje chefes e restaurantes de muita qualidade. A gente está firmando mais uma parceria com a Abrasel para que possamos, ao longo do segundo semestre, fazer uma série de eventos e divulgar as qualidades da nossa gastronomia, que são reconhecidas internacionalmente”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, enfatizou que o convênio será mais um instrumento para atrair turistas e aquecer a economia.  “A Prefeitura inova e mantém de forma inédita a parceria com a Abrasel. A partir de agora construiremos ações conjuntas, tanto com o apoio aos festivais que já existem, como outros eventos que vão fortalecer a gastronomia e as opções de lazer e entretenimento para o maceioense e o turista”, disse Galvão.

“Além das praias, a gastronomia é o item melhor avalizado pelos turistas, então precisamos cada vez mais utilizá-la como meio de promoção de Maceió para que as pessoas venham e conheçam essa diversidade”, acrescentou o titular da Semtur, ao lembrar que o Festival Sabores de Alagoas, o Natal de Folguedos e o Guia Gastronômico da Abrasel fazem parte da parceria.

Para o presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel), Thiago Falcão, o acordo vai resultar em novas possibilidades: “O termo de fomento é uma garantia de um calendário para desenvolver até o final do ano e fazer de forma contundente os nossos festivais e o nosso guia gastronômico. Através dos eventos, a gente provoca os estabelecimentos a criar receitas novas com temáticas locais, ou seja, uma renovação gastronômica e novas possibilidades.  Com isso, a gente consegue oferecer atrativos para os turistas”.

Experimente Maceió

Uma das principais ferramentas de divulgação digital do destino atualmente  é o Experimente Maceió, programa promovido pela Semtur desde 2015 com o objetivo de fortalecer a imagem do destino Maceió no mercado turístico. É por meio do canal que o turista pode encontrar informações sobre os atrativos naturais e culturais da cidade, além de um cardápio dos serviços turísticos oferecidos pela capital alagoana, como hotéis, restaurantes, além da agenda cultural.