Turismo e Gastronomia

Dez passeios imperdíveis em Alagoas, segundo turistas


Redação
Fonte: Tribuna Hoje

19/01/2019 14h14

Embora pequeno, se comparado com outros estados brasileiros, Alagoas esconde em seus domínios cenários de rara beleza natural. Com praias de tirar o fôlego de qualquer turista desavisado, este encantador estado nordestino desponta não só pela beleza e simpatia do seu povo, mas também pela rica herança cultural dos seus antepassados e pelos inúmeros atrativos que oferece aos turistas. Para visitantes ou nativos, o destino oferece sugestões de passeios imperdíveis.

Piscinas Naturais de Ipioca

Em Maceió, na exuberante Praia de Ipioca, uma das mais belas e tranquilas da região, as pouco exploradas piscinas naturais se destacam pela sua excepcional beleza. Pontuadas por peixinhos coloridos, a atração ganha forma nos arrecifes de corais nos períodos de baixa maré, que ocorrem em horários específicos e é perfeita para todas as idades. O intenso amarelado do sol e a incrível tonalidade azul turquesa do mar completam o cenário dos sonhos para relaxar e curtir este imprescindível passeio.

Hibiscus Beach Club

Localizado na charmosa e paradisíaca Praia de Ipioca, o Hibiscus é uma espécie de bar e restaurante pé na areia e oferece aos visitantes uma ampla estrutura de lazer e entretenimento. Figuram entre os atrativos piscina, quadra de vôlei, duchas para banho, banheiros, playground para as crianças, mesas à beira mar, espreguiçadeiras, barracas com mesas, espaço para massagens, loja de produtos e conveniência, restaurante com o melhor da gastronomia local. De lá é que partem os passeios para as piscinas.

São Miguel dos Milagres

Destino da moda em Alagoas, São Miguel dos Milagres está localizado na Rota Ecológica e é um verdadeiro paraíso aos turistas que buscam evitar o turismo de massa. Repleto de praias sossegadas e de areias finas, o destino conta ainda com um deslumbrante mar azul-esverdeado e com inúmeros coqueiros que se perdem de vista no horizonte. Destaque para os passeios de buggy e de jangada, que levam até as piscinas naturais.

Paripueira

Início da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, o município de Paripueira, é ideal para relaxar, curtir a praia e aproveitar os passeios de catamarã até as piscinas naturais da região, que são bem famosas. O destino também oferece passeios de lancha, que geralmente partem da Ilha da Croa e vão até a Praia de Carro Quebrado. Os bares e restaurantes da região também são grandes atrativos aos turistas.

Maragogi

Dispensa apresentações. É tão famoso quanto o próprio estado de Alagoas e a incrível tonalidade das águas, por vezes azul-turquesa, atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo. Os passeios de catamarã – grande atrativo da região – até as exuberantes galés fazem sucesso e são quase que obrigatórios aos turistas. As paradisíacas praias do município também não deixam a desejar e são ótimas opções para relaxar e se refrescar, sejam em família ou com os amigos.

Praia do Francês

Localizada a apenas 18 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês, que leva esse nome por conta da exploração de contrabandistas franceses, é reconhecida tanto pela sua exuberante beleza, quanto pela boa infraestrutura. Bastante procurada por surfistas, o balneário oferece diversos atrativos, como passeios de barcos.

Praia do Gunga

Considerada por muitos como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Gunga, no litoral sul de Alagoas, no município de Roteiro, encanta tanto pela sua incontestável beleza quanto pelos os atrativos que oferece aos turistas. Destaque para as incríveis falésias coloridas da região e para o encontro das águas do mar e da Lagoa do Roteiro no período de baixa maré.

Dunas de Marapé

Esqueça as tradicionais “dunas” que certamente vieram a sua cabeça ao ler a descrição deste passeio. Dunas de Marapé é, na verdade, um complexo turístico constituído por bar, restaurante e estrutura de apoio aos turistas em Jequiá da Praia, no litoral sul do estado. Erguido entre o rio e o mar, o local é ideal para descansar, relaxar, se divertir e aproveitar a praia e as iguarias locais sentado nos deliciosos e aconchegantes gazebos de palha. Também figuram entre os atrativos oferecidos pelo complexo passeio de barco e caminhão aberto para contemplação das falésias locais.

Foz do Rio São Francisco

Quem não sabe é bem saber que a foz do Velho Chico fica em Alagoas, no extremo sul do estado, no município de Piaçabuçu, quase na divisa com Sergipe e é possível navegar pelas águas deste lendário corredor d’água. O passeio é bem interessante e a paisagem é deslumbrante. Durante o percurso, é possível observar o dia-a-dia das comunidades ribeirinhas, a vegetação que se estende ao alcance dos olhos e visitar as dunas e praias locais. Também é possível se banhar nas calmas águas do São Francisco.

Cânion do Rio São Francisco

Centro histórico de Piranhas. Com 65 quilômetros de extensão e 150 metros de profundidade em alguns trechos, os cânions do Rio São Francisco estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo e impressionam pela perfeição das rochas areníticas, que parecem ter sido talhadas à mão. Algumas formações, inclusive, ganharam até nomes, como a Ponta do Papagaio, a Pedra do Japonês e o Morro dos Macacos. O passeio até a região normalmente inclui uma visita ao centro histórico da cidade de Piranhas, localizada nas margens alagoanas do São Francisco. A cidade é a única do semiárido nordestino tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



Compartilhe