Turismo

Aeroporto de Maceió é um dos cinco mais bem avaliados do País

Por Bárbara Pacheco com Ascom Semtur 14/02/2019 13h01
Aeroporto de Maceió é um dos cinco mais bem avaliados do País

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está entre os cinco mais bem avaliados do País e o primeiro do Nordeste. É o que aponta uma pesquisa de satisfação dos passageiros realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) no último trimestre do ano passado, divulgada nessa quarta (13). De acordo com o levantamento, o aeroporto de Maceió superou a meta estabelecida pela Infraero para os aeroportos do Brasil, que era de 4,0, e registrou nota 4,45 na média anual, resultado bem próximo do conceito “muito bom”, representado pela nota 5,0.

 

O terminal da capital alagoana, principal porta de entrada de turistas no destino, venceu nas categorias “Raio-X Mais Eficiente” e “Aeroporto Com Mais Serviços ao Passageiro” entre os aeroportos com fluxo turístico equivalentes. Com capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros por ano, o Zumbi dos Palmares bateu recorde na movimentação em 2018, quando registrou a passagem de 2.179.230 milhões de pessoas e um aumento de 3,3% na movimentação de aeronaves.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, o resultado positivo na avaliação dos passageiros é celebrado pela Prefeitura de Maceió e o trade turístico alagoano, que realiza um amplo trabalho de promoção do destino em parceria com operadoras, agências de viagens e companhias aéreas.

“O resultado da pesquisa reforça a competitividade do destino, que possui não somente um parque hoteleiro moderno e serviços de qualidade ofertados durante a experiência do turista, mas também um portão de entrada com boa infraestrutura e serviços adequados para recepcionar os visitantes. Os aeroportos são a primeira impressão de quem chega à cidade e, por isso, é crucial para qualquer destino um terminal bem avaliado”, destacou o gestor.

Pesquisa

Os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Viracopos (SP) e Brasília (DF) foram eleitos pelos entrevistados como os melhores terminais do Brasil. Os três receberam o prêmio de Aeroporto + Brasil 2019, que contemplou as três categorias de aeroportos do País: até 5 milhões de passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15, respectivamente.

Quanto à média anual de 2018, o aeroporto de Maceió aparece na quinta posição, com nota 4,45, perdendo apenas para os terminais de Campinas (4,71), Curitiba (4,70), Confins (4,61) e Manaus (4,48). Sendo assim, o aeroporto Zumbi dos Palmares é o mais bem avaliado do Nordeste.