Turismo e Gastronomia

Navio italiano traz mais de 3 mil visitantes a Maceió


Fonte: Ascom Maceió

01/04/2019 12h37

Mais um navio atracou em Maceió. O Costa Favolosa trouxe a cidade, nesse domingo (31), mais de 3 mil visitantes, entre passageiros e tripulantes e contribuiu para incrementar o fluxo de turistas da temporada de cruzeiros que se estende até abril no Porto de Maceió.

O navio de bandeira italiana chegou à cidade no fim da manhã e desembarcou na capital alagoana turistas de várias nacionalidades, em sua maioria europeus vindos de países como França, Alemanha e Itália. Além desses, o Costa Favolosa também trouxe a Maceió um grande número de brasileiros vindos de outros destinos do país.

Na oportunidade a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) esteve presente com dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs) temporários e recepcionou os turistas com diversos informativos, o mapa impresso da cidade e o guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. As equipes da Semtur se revezaram entre um espaço no Porto de Maceió e outro no início do calçadão da orla de Pajuçara.

Segundo a coordenadora de informações turísticas da Semtur, Cristina Quirino, a recepção aos turistas conta com o empenho de vários órgãos e empresas ligadas ao trade turístico e que contribuem diretamente para a melhor experiência de quem está visitando a cidade.

“A recepção aos cruzeiristas é um trabalho conjunto e em parceria. Em um mesmo espaço o turista pode procurar uma empresa de receptivo para realizar um passeio, assistir apresentações artísticas e de cultura popular e também conhecer um pouco mais do artesanato local. Tudo isso com o suporte de uma estrutura disponibilizada pelo Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto”, comentou.

Equipes da Semtur auxiliam os visitantes com informações e distribuição de materiais promocionais do destino. Foto: Ascom Semtur

A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Transamérica Turismo, Luck Receptivo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Sedetur, Polícia Militar, BPTran, Oplit, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Exército Brasileiro, Procon Maceió, Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto.

Temporada de cruzeiros movimenta economia da cidade

Com a temporada de navios iniciada no final de 2018, a economia municipal deverá ter um impacto positivo de aproximadamente 10 milhões de reais. Essa receita gerada é resultado da vinda de uma média de 20 mil visitantes a capital alagoana até o fim do período.

Esses dados são calculados com base em informações do Ministério do Turismo, a partir do tempo estimado de visitação a cidade, com uma média de sete horas de passeio, e o gasto por passageiro durante a estada. Maceió é um dos destinos de destaque na rota de cruzeiros e está incluído no circuito de grandes portos do Brasil.



Compartilhe