Turismo

Turismo do Saber Social tem início com sensibilização na orla

Por Ascom Semtur 11/04/2019 12h12
Turismo do Saber Social tem início com sensibilização na orla

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou mais uma ação do Projeto Turismo do Saber. Desta vez, a atividade contou com a participação de mais de 30 adolescentes atendidos pelos serviços de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A agenda marcou o início da programação do Turismo do Saber Social, uma das modalidades do projeto.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Cecília Corado, a modalidade tem como proposta a inclusão social, por meio de sensibilizações turísticas, com palestras e passeios pelos atrativos da cidade, além de cursos profissionalizantes e oportunidades de trabalho ofertados por importantes parceiros do projeto, como o Senac e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Mais de 30 adolescentes atendidos pela Semas participaram da primeira edição do Turismo do Saber Social 2019 (Foto: Ascom Semtur)

“A ideia é facilitar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho, a partir da conscientização sobre a importância do turismo para a economia local e as oportunidades profissionais que o setor oferece. O trabalho se torna de inclusão social pela atuação de parceiros como o Senac e o CIEE, que promovem a qualificação e facilitam a absorção desses jovens pelo setor”, explica a técnica da Semtur.

Acompanhados por um guia turístico da Luck Receptivo, os participantes seguiram um roteiro de atrativos que contou com passeio no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) até o Jaraguá, visita ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), Memorial à República, Porto de Maceió e monumentos da orla, como a Jangada Independência, estátua Graciliano Ramos e totem Eu Amo Maceió. O passeio seguiu pela orla em um city tour panorâmico até o Sesc Guaxuma, onde os participantes encerraram com atividades recreativas e um lanche.

Além da Semtur, Semas, Senac, CIEE, Sesc, MISA e Luck Receptivo, também são parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cinesystem, Jatiúca Resort, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Associação Comercial de Maceió, Museu Palácio Floriano Peixoto, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Teatro Deodoro e a entidade Legião da Boa Vontade.