Turismo

O crescimento no número de passageiros tem gerado expectativa positiva para o feriado da Semana Santa

Por Redação com Agência Alagoas 18/04/2019 12h12
O crescimento no número de passageiros tem gerado expectativa positiva para o feriado da Semana Santa

O crescimento no número de passageiros tem gerado expectativa positiva para o feriado da Semana Santa entre o segmento do turismo de diversos municípios alagoanos. De acordo com anúncio divulgado pela Infraero, em 2019 houve um crescimento no número de viajantes que visitam o Estado durante a Páscoa, chegando, dessa vez, a 28 mil passageiros.


Com os dados positivos, o setor já se prepara para um feriado de grande movimentação em Alagoas. É o que reforça a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Maragogi, Thereza Dantas. Sendo um dos destinos que mais atraem turistas para a região Norte, no município a média de ocupação deve chegar a 100% nos principais meios de hospedagens.


“Nossa expectativa é sempre positiva, e esse ano temos números entre 85% e 100% de ocupação. Além do turista que chega via aéreo, atendemos, também, aqueles que vêm através de Recife e toda a região de Pernambuco. A Paraíba também é um importante emissor para Maragogi. Estamos confiantes em ter hotéis e pousadas cheios mais uma vez”, afirma Thereza Dantas.

 

Já no município de Piranhas, na região do Sertão, para os próximos quatro dias a média de ocupação está entre 90% a 92%, chegando a 100% em alguns hotéis. É o caso do empreendimento Pedra do Sino. De acordo com o gerente do hotel, Eduardo Clemente, os números positivos no feriado ajudam a combater a sazonalidade na baixa temporada.


“De quinta-feira a domingo já temos 100% dos nossos quartos reservados. Essas datas garantem para a gente a movimentação que naturalmente é menor durante a baixa temporada, trazendo mais turistas e movimentando a região como um todo”, reforça Eduardo Clemente.


A taxa de ocupação divulgada pela Associação Brasileira de Hotéis (ABIH-AL) aponta o registro de 88%. O número é referente apenas aos hotéis associados, que ficam, em sua maioria, na capital alagoana e não considera alguns destinos de grande procura de turistas, como os municípios de São Miguel dos Milagres.  


Na contramão da crise

Ainda de acordo com dados da Infraero, o Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou um aumento de cerca de 8,5% no fluxo de passageiros no comparativo do mês de março de 2018-2019.


Os resultados são fruto dos esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), focados na articulação da melhoria da malha aérea com as principais operadoras e companhias, como a Gol, Decolar e CVC, ações promocionais em mercados estratégicos, divulgação do destino em feiras e eventos, capacitações de agentes de viagens, dentre outras ações.