Turismo

Mais um navio atraca no Porto de Maceió nesta segunda (09)

Por Sedetur AL 09/03/2020 11h11
Mais um navio atraca no Porto de Maceió nesta segunda (09)
Marcello Silva

As águas do Porto de Maceió voltam a ficar agitadas nesta segunda-feira (09) com a chegada de mais um navio da temporada 2019/2020 de cruzeiros. Trata-se do Costa Pacífica, que atraca com 3700 passageiros e 1100 tripulantes. Este é o sexto navio recebido na capital alagoana nesta temporada, compondo os doze totais, número 71% maior do que o registrado na etapa passada quando apenas sete embarcações estiveram por aqui.

Assim como os demais navios que atracaram e irão chegar em Maceió durante esta temporada de cruzeiros, o Costa Pacífica, está navegando desde novembro do ano passado por águas brasileiras. A procedência da embarcação é o Porto de Salvador, na Bahia, e o próximo destino após a passagem por Maceió será a vizinha Recife, em Pernambuco.

Durante a temporada, a expectativa é que aproximadamente 50 mil turistas visitem a capital alagoana e as cidades da região, como Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, por exemplo, por meio dos cruzeiros nesta temporada. A estimativa é que este fluxo gere um impacto de mais de R$ 28 milhões na economia alagoana, tendo como base os dados da CLIA (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), que estipula o gasto médio do cruzeirista de R$ 581,35 para uma permanência média no destino de sete horas.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a chegada dos cruzeiros a capital alagoana cresce na medida em que o destino se destaca a nível internacional.

“Nós buscamos durante todo o ano alinhar nossas ações e estarmos próximos das empresas cruzeiristas e da CLIA, entidade que rege a atividade. Em alinhamento a essa ideia, nos reunimos no ano passado aqui em Maceió, com os representantes de todas estas companhias, o que nos resultou alcançar esta marca representativa de expansão de Cruzeiros em Maceió. O governo tem buscado fazer sua parte, e a consequência desse trabalho certamente é o nosso maior objetivo: geração de mais emprego, renda e oportunidades para a população por meio do turismo”, pontua Rafael Brito.

Recepção aos turistas

Os turistas cruzeiristas que chegam às 13h serão recebidos com exposição e comercialização de artesanato genuinamente alagoano, por meio do caminhão loja do programa Alagoas feita à mão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Além disso, são exibidos produtos regionais e apresentações de grupos culturais com shows das bandas da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Exército. O espaço conta ainda com área de descanso, banheiros climatizados e wifi.

Além da Sedetur, também participam da recepção aos cruzeiristas em Maceió a administração do Porto, a empresa Irmãos Britto, Luck Receptivo, JR Turismo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Militar, Oplit, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro e Procon Maceió.