Turismo e Gastronomia

Grupo anuncia medidas preventivas para retomada parcial em setembro


Fonte: Assessoria

05/05/2020 16h49

O Grupo Amarante, holding que controla o Salinas Maragogi, Salinas Maceió e o Japaratinga Lounge, adiou a sua data de reabertura devido ao agravamento da pandemia do Covid-19. Os Resorts que retornariam suas atividades no mês de julho, anunciaram nova data de funcionamento para o dia 01 de setembro. A decisão do grupo tem como principal foco proteger os seus funcionários e hospedes da infecção pelo novo coronavírus (covid-19).

Todos os Resorts do Brasil estão fechados, segundo a Associação Brasileira de Resorts. No País, o turismo que emprega 380 mil trabalhadores diretos - e 1,3 milhão indiretos - calcula prejuízos de R$ 3,5 bilhões entre março e abril deste ano. Para o Grupo Amarante, o inevitável fechamento já representa uma perda de receita de mais de R$ 125 milhões.

Em 2019, o grupo contou com uma receita de mais de R$ 180 milhões, enquanto em 2018 o número foi de R$ 134 milhões. Em janeiro e fevereiro deste ano, o valor já representava cerca de 63% de receita, em relação ao mesmo período, em 2019.

Em Alagoas, o Grupo Amarante é o principal fomentador de toda a cadeia econômica do turismo e, mesmo com a paralisação total das suas atividades quase por seis meses, está comprometido em manter o emprego de 720 colaboradores diretos e garantir o plano de saúde dos cerca de 400 funcionários que precisarão ser desligados a partir desta semana. O seguro saúde dará cobertura total aos ex-colaboradores e dependentes até dezembro de 2020, período que o Grupo pretende realizar novas contratações, considerando a normalização das atividades.

"O Turismo é o setor mais imediatamente e gravemente afetado pela pandemia em todo o mundo. Fizemos um grande esforço e mantivemos todos os empregos no mês de abril, mas a situação é muito grave,” comenta Mário Vasconcellos, CEO do Grupo Amarante. O setor foi o responsável por 10,3% do PIB global em 2019, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo – WTTC.

Os funcionários desligados estarão em um cadastro especial para receberem benefícios e serão prioridade no processo de contratação na retomada das atividades.

"Nos meses de julho e agosto, nossa equipe estará realizando treinamentos e implantando novos processos de higiene, limpeza e segurança alimentar, de forma a garantir que a experiência nos resorts seja a mais segura e confortável tanto para quem se hospeda quanto para quem trabalha conosco", explica Sérgio Lins, diretor administrativo e financeiro do grupo.

Protocolos para a retomada segura:

Para garantir mais segurança para os hóspedes e colaboradores, o Grupo Amarante planeja sua retomada das atividades de forma parcial e lenta, seguindo uma série de rigorosas normas e protocolos internos de caráter preventivo e em conformidade com as orientações das secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios, do Ministério da Saúde e da OMS - Organização Mundial da Saúde.

Entre as medidas do protocolo adotado pelo Grupo está a redução em 50% da quantidade de hóspedes; padrões ainda mais rígidos de higiene e limpeza; isolamento dos apartamentos por, no mínimo, 24h entre as hospedagens; proteção e monitoramento dos colaboradores contra a contaminação; reforço na estruturas de atendimento médico nos hotéis; aumento da distância entre mesas, cadeiras e pessoas; suspenção de serviços e ambientes que tenham alta concentração de público; criação de nova programação de lazer ao ar livre e o treinamento intensivo de toda equipe que faz o Grupo Amarante.

Solidariedade e apoio:

Mesmo diante deste cenário de graves prejuízos, o Grupo Amarante priorizou no plano de ação, a solidariedade e o apoio concreto a diversas comunidades de Alagoas. O grupo doou todo estoque de alimentos dos resorts Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort para famílias e instituições afetadas pela Covid-19.  Ao todo, são mais de 10 toneladas, distribuídas para diversas instituições e comunidades dos três municípios onde ficam os empreendimentos – Maragogi, Ipioca e Japaratinga.

Atendimento aos clientes:

As reservas que foram contratadas para o período em que os Resorts estarão fechados, poderão ser canceladas ou reagendadas sem nenhum tipo de custo através do website dos resorts ou canais de atendimento, até 24h antes da data original de check-in. Para as reservas confirmadas através de operadoras de turismo, é indicado que o contato seja feito diretamente com as agências. As diárias poderão ser utilizadas em qualquer período de 2020 ou 2021, exceto os que contemplem os pacotes de Natal, Réveillon, janeiro e Carnaval.



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