Turismo

Hotéis argentinos concedem descontos em diárias

Medida é aplicada apenas para tranferências bancarias e pagamentos com cartões de crédito e débito brasileiros

Por Assessoria 12/04/2017 14h02
Hotéis argentinos concedem descontos em diárias

Considerada um dos principais destinos mundiais na America do Sul, a bela Argentina ganha mais um atrativo para quem deseja viajar ao país e conhecer de perto as riquezas de um povo acolhedor: a isenção aos estrangeiros do pagamento do imposto sobre hospedagem.
 
A boa notícia, que promete esquentar o fluxo de turistas brasileiros, entrou em vigor, este ano, concedendo a isenção do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) nas diárias dos hotéis argentinos pagas com cartão de crédito, cartão de débito ou por meio de agência de viagem.
 
Um lembrete: o desconto é aplicado apenas para diária e café da manhã em hotéis. Despesas extras, a exemplo de refeições como almoço e jantar, entre outros consumos no hotel, não fazem parte do pacote e, nestes casos, o IVA é cobrado separadamente.
 
“O desconto é uma oportunidade que os brasileiros terão para conhecer as belezas turísticas da Argentina. Nossa expectativa é que ocorra um aumento significativo no número de visitantes, fazendo crescer a taxa de ocupação na rede hoteleira”, afirmou Fernando Sfeir, diretor executivo do Hotel Feir’s Park.
 
De acordo com a medida, que entrou em vigor na Argentina desde janeiro passado, a incidência 21% do IVA sobre as diárias é de 21% continua sendo cobrada nos pagamentos efetuados em dinheiro vivo.
 
Vale lembrar que o desconto será efetuado no momento do pagamento da diária, apenas quando for utilizada uma das modalidades de cartão citadas acima.
 
Com isso, a economia de 21% compensa o IOF de 6,38% dos cartões de crédito, débito e pré-pagos brasileiros e até mesmo uma eventual variação cambial.
 
Outro lembrete: ss sites de reservas, em geral, informam a diária dos hotéis, na Argentina, sem o IVA. Porém, se o site for configurado para exibir os valores em Pesos, já sairá o valor final.