Turismo

Anuário Braztoa aponta Nordeste como primeira escolha dos turistas brasileiros

Por Agência Alagoas 14/04/2017 09h09
Anuário Braztoa aponta Nordeste como primeira escolha dos turistas brasileiros

De acordo com o Anuário Braztoa 2017, divulgado esta semana, o Nordeste foi o destino número 1 no turismo doméstico em 2016. No ano passado, Alagoas cresceu 0,44% no número de desembarques, um dos únicos estados nordestinos a apresentar um percentual positivo. Os dados são da Infraero.
 
Ainda segundo o anuário, dos 5,12 milhões de passageiros embarcados em 2016, 4,1 milhões tinham como destino aeroportos brasileiros, o que representa mais de 80% dos viajantes. O levantamento revela também que o Nordeste foi responsável pelo 67,4% do faturamento das viagens domésticas no período.
 
“Esses números demonstram todo o potencial do Nordeste, que é, sem dúvidas, um lugar privilegiado para o turismo. Em 2016, Alagoas manteve uma média de 70% de ocupação hoteleira, o que representa um crescimento de 3% na comparação com o ano anterior. Estamos conseguindo evoluir graças a atividades desenvolvidas em parceria com os atores do segmento, estruturando políticas públicas para incentivar o crescimento do turismo no nosso Estado”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
 
Alagoas se destacou no turismo interno na última temporada, devido à captação de fretamentos e à política de promoção do destino no Brasil. Em 2016, foram prospectados um total de 14 novos voos, vindos das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO), importantes mercados emissores nacionais.
 
A obtenção desses voos aconteceu graças às assinaturas das concessões do regime especial do ICMS sobre o QAV, o Querosene da Aviação, para as empresas aéreas. As concessões reduziram de 17% para 12% o valor da tributação sobre o combustível das aeronaves que reabastecerem em Alagoas, fato que posicionou o Estado como um dos destinos mais competitivos para atração de voos.
 
Helder Lima frisou a importância das assinaturas das concessões e lembrou ainda que, segundo a Infraero, Alagoas foi o Estado nordestino que mais elevou o número de passageiros em voos fretados não regulares no ano passado, crescendo mais de 7 pontos percentuais em relação a 2015.
 
“Alagoas lidera o número de fretamentos não regulares reitera a relevância e a imagem positiva que o Estado tem por todo o Brasil, uma vez que esses voos representam uma procura acima da média pelo destino”, disse o secretário.