Turismo

Parceria entre Abrasel e Prefeitura vai fortalecer gastronomia local

Por Ascom Semtur 28/04/2017 09h09
Parceria entre Abrasel e Prefeitura vai fortalecer gastronomia local

Com uma cozinha farta e criativa, Maceió é famosa por ter uma das melhores tradições gastronômicas do Brasil. Justamente com o objetivo de fortalecer esse patrimônio da cidade, o secretário de Turismo Jair Galvão se reuniu nessa quinta-feira (27) com Thiago Falcão e Vega Vergetti – respectivamente presidente e diretora executiva da Abrasel/AL – para discutir as parcerias que serão firmadas entre a Prefeitura e a associação durante 2017 e a possibilidade de um convênio inédito com a entidade.

O encontro, que aconteceu na Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), serviu ainda para planejar ações para alta temporada 2017/2018 e também para alinhar o calendário de eventos locais e nacionais da Abrasel, que contarão mais uma vez com o apoio da Prefeitura. Além disso, foram abordadas medidas de curto e médio prazos para a realização de capacitações e qualificações para profissionais e prestadores de serviço de bares, restaurantes e outros estabelecimentos da gastronomia.

Fidelização do turista

Galvão enfatiza também a importância da gastronomia para a fidelização do turista. “É um dos ativos mais importantes do destino Maceió. Isso está evidenciado nos estudos feitos pela Prefeita por meio da Semtur, que mostram que a gastronomia está entre um dos itens mais bem avaliados pelos visitantes, com mais de 90% de aprovação. Disso vem a importância tão grande de firmar uma parceria com Abrasel/AL, para apoiar eventos, festivais e feiras gastronômicas realizadas em Maceió, que vão servir como motivadoras para a vinda de turista”, afirma o secretário. “Principalmente através das capacitações, conseguiremos deixar o serviço de bares e restaurantes ainda melhor, o que faz com que o turista retorne sempre para a cidade”, complementa.

Atuação da Abrasel/AL

Hoje a Abrasel/AL é uma das organizações que apresenta um dos maiores engajamentos entre seus associados, o que fortalece diretamente o Turismo. “Em junho de 2016 tínhamos 168 associados. Agora esse número subiu para 230, e nosso objetivo é continuar aumentando, abrangendo todos os tipos de estabelecimentos, desde grandes restaurares até pequenos bares em bairros como Benedito Bentes e Serraria”, explica Thiago Falcão. “Os membros da associação estão cada vez mais interessados em participar das reuniões, que servem para dar orientações e informar novidades do setor. Isso acaba refletindo diretamente no serviço prestado em seus estabelecimentos”, complementa.

Em 2017, a Abrasel/AL vai contar com o apoio da Prefeitura para seus principais eventos, entre eles o festival Brasil Sabor, que vai de 18 de maio a 4 de junho, o Sabores de Alagoas, que será realizado em setembro, e o festival Bar em Bar, de 9 a 26 de novembro.