Agro

CPLA apresenta novo modelo de melhoramento genético

O encontro foi um oferecimento da CPLA, em parceria com o Governo de Alagoas

Por Assessoria 03/02/2017 06h06
CPLA apresenta novo modelo de melhoramento genético

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reuniu cerca de 100 pequenos produtores no município de Batalha na última terça-feira, 31, para apresentar o novo sistema de custeio do Programa de Melhoramento Genético em Alagoas, realizado através da parceria do Governo do Estado, com o Sebrae/AL e a In Vitro Brasil.

Durante o encontro o coordenador do projeto em Alagoas e técnico da In Vitro, Mateus Guarnieri, explicou que a partir de agora o produtor irá precisar arcar com apenas 20% do valor total para adquirir uma prenhez dentro do programa, onde o valor restante é subsidiado pelo Sebrae/AL. No ano passado, a proposta de contrapartida era de 40%. 
 
“Esse material genético, por prenhez, sai no mercado hoje no valor de R$ 1.380,00. Através do projeto o produtor poderá ter um material de qualidade em sua propriedade investindo apenas R$ 276,00. Ele ainda vai receber assistência técnica desde da preparação animal para inseminação até a finalização”, apontou Guarnieri.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a redução para 20% é a democratização da genética de qualidade em Alagoas. “Agora o produtor vai ter acesso a essa tecnologia que garante a produtividade e muda a realidade do setor no estado. Porque não adianta você produzir apenas cinco litros de leite por dia , o produtor tem que ter animais com produção de 12 a 15 litros diários. E essa tecnologia garante isso”, apontou Monteiro.

O encontro foi um oferecimento da CPLA, em parceria com o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Agricultura, e o Sebrae/AL.