Agro
Municípios recebem kits de irrigação para agricultura familiar
Seagri fez doação em Joaquim Gomes, Ibateguara e Santana do Mundaú
Os pequenos produtores rurais do município de Joaquim Gomes, Ibateguara e Santana do Mundaú passaram a contar com mais uma ferramenta para produção em meio à prolongada estiagem que afeta o Estado de Alagoas. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, distribuiu mais um lote de kits de irrigação.
Foram 55 kits para irrigar 500 metros quadrados, 50 para irrigar 2.000 m² e 16 para um hectare.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, os novos kits que o Governo de Alagoas começou a distribuir serão de grande utilidade para os pequenos agricultores, dando oportunidade de dinamizar o processo produtivo em cada área plantada.
“Estamos dando continuidade a mais etapa da distribuição de Kits de Irrigação aos pequenos agricultores familiares, beneficiando centenas de famílias de várias regiões do Estado de Alagoas”, afirma Álvaro Vasconcelos.
O superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, informa que cada kit de irrigação contém caixa d’água, moto bomba, filtro, fiação e tubulações com sistema de irrigação por microaspersão e por gotejamento, capazes de atender a áreas de até dois hectares.
José Maria Galdino, produtor da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, afirma que os kits de irrigação vão trazer benefícios para as famílias da região e melhorar ainda mais a área plantada. "Os kits de irrigação vão fazer com que a gente possa dobrar a nossa produção e aumentar a renda das famílias que vivem do campo", comemora o agricultor.
Em Seringa, na cidade de Ibateguara, um dos contemplados foi o produtor José Zito Silva, que cultiva banana e maracujá, explica que o kit de irrigação, além de aumentar a sua produção vai também diminuir custos. "Com o equipamento vai ser possível irrigar corretamente e economizar mais água", reconhece Zito.
Os kits de irrigação funcionam na modalidade de gotejamento por gravidade e a cada 30 centímetros, há um gotejador emissor que cria bulbos molhados na área das raízes.