Agro
Amigo Trabalhador deve beneficiar dois mil trabalhadores rurais
Com a entressafra da cana tendo sido iniciada pela maioria das usinas, o secretário de Assalariados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), Cícero Domingos, informou que os recursos para o programa Amigo Trabalhador foram garantidos pelo governo estadual.
De acordo com o dirigente sindical, as empresas que serão responsáveis pelo cadastro e qualificação dos trabalhadores já foram selecionadas, via modalidade de pregão, pelo Governo do Estado.
“Agora, só falta colocar em prática. A nossa expectativa é que em abril possamos fazer todo o cadastro para que nos meses de maio e junho a qualificação possa ser realizada e a bolsa paga”, declarou Domingos.
O Amigo Trabalhador, que teve início em 2013, prevê o pagamento de uma bolsa qualificação, para dois mil trabalhadores, no valor total de R$ 520, além da realização de cursos profissionalizantes que são executados no período da entressafra.
“Estamos trabalhando para que a bolsa seja dividida em duas parcelas. Já a qualificação consiste num curso informática com duração de 50 horas e pode ser feita pelo trabalhador ou por qualquer dependente dele”, destacou Domingos.
O programa é destinado a trabalhadores rurais que exerceram a atividade no campo pelo período acima de 30 dias na safra 16/17, que não tiveram direito ao seguro desemprego e nem carteira assinada. “Ele atende, realmente, aquele trabalhador que ficou desassistido, sem benefício algum”, finalizou Cícero Domingos.