Agro
Plano para o Canal do Sertão ajudará agricultores familiares
A medida tem o propósito de dinamizar as áreas produtivas
O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas lançou, nesta segunda-feira, 20, em Alagoas o Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão.
A medida tem o propósito de dinamizar as áreas produtivas do canal, gerando emprego e renda. “Para isso, o governo vai priorizar a assistência técnica contínua”, declarou o governador Renan Filho.
De acordo com o presidente da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, o plano de desenvolvimento vai oferecer oportunidades as famílias do campo que vivem ao longo do canal. “Foram realizadas várias reuniões onde os agricultores familiares apresentaram propostas sobre as suas reais necessidades para poder permanecer no campo. Os próprios agricultores familiares apresentaram suas demandas”, reforçou Oliveira.
No plano - elaborado por técnicos especializados - consta a construção de 140 módulos de produção e aprendizagem, assessoria técnica permanente, diagnóstico, adução e distribuição de águas para residências.
“Nosso papel é trabalhar as políticas públicas, fazendo com que elas possam chegar ao agricultor familiar para que ele possa produzir e sustentar a família. Neste sentido, esperamos que o governo possa desapropriar algumas áreas, dando também a devida assistência técnica ao agricultor”, afirmou Oliveira.