Agro
Diretor da Asplana alerta para situação crítica de fornecedores
Com a cana perdida, os fornecedores ficaram sem renda para o sustento das famílias
A escassez de água na região canavieira de Alagoas preocupa os fornecedores de cana do Estado que temem pelo futuro da próxima safra, caso as chuvas não voltem a ocorrer dentro da normalidade.
“A falta de água reflete diretamente na produtividade. Além de termos tido casos de produtores que tiveram produtividade baixa, muitos perderam totalmente o canavial por conta da seca”, alertou o diretor Financeiro da Asplana, Fabiano França.
Segundo o representante da entidade, com a cana perdida, os fornecedores ficaram sem renda para o sustento das famílias e para investir na melhoria do canavial.
“Ficou sem nada. Por isso, o produtor rural precisa do apoio do governo federal, por meio de um programa de subsídio para poder renovar o canavial”, reforçou França.
De acordo com ele, a situação na região canavieira alagoana é crítica. “Ocorreram casos de fornecedores que moíam mil toneladas e que agora só conseguiram moer 100 toneladas, perdendo 90% da produção. Como ficam estes pequenos produtores? Há casos de pessoas que não puderam irrigar a plantação porque os rios secaram. Se os grandes estão sofrendo, imagine a situação dos que são agricultores familiares e que usam a água da chuva para irrigar a plantação”, finalizou.