Agro
Pindorama receberá encontro da Cadeia do Coco na próxima quinta (6)
A Cooperativa Pindorama recebe,nos dias 6 e 7 de abril, mais um encontro da Cadeia do Coco de Alagoas para sensibilização sobre o projeto de Transferência de Tecnologia Bascoco, promovido pela Embrapa Tabuleiro Costeiros. Produtores de coco, instituições, entidades e órgãos ligados ao setor participarão do encontro.
Na quinta-feira,6, os participantes realizam durante todo dia uma visita técnica na Fazenda Jequiá, no município Jequiá da Praia. No dia seguinte, sexta-feira,7, o encontro continua com palestras, na sede do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup),com exposição de conteúdo teórico sobre integração lavoura, produção e pecuária.
Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama, avalia positivamente o engajamento dos produtores e entidades para impulsionar a cadeia. “Essa fase de preparação é fundamental para que o processo de aplicação de novas tecnologias de produção sejam executadas 100%. A cultura do coco precisa desse incentivo para reassumir seu potencial”, sintetizou.
O Brascoco
O projeto colocará à disposição dos produtores um centro avançado em tecnologia produtiva do coco e técnicas para otimização da produção em dois centros produtivos, em Coruripe - na Cooperativa Pindorama – e outro em São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte do estado.
As chamadas 'Unidades de Demanda do Coco' ficarão a disposição do produtor em um espaço de 2,3 hectares. Com a unidade experimental, o pequeno produtor poderá aperfeiçoar seu conhecimento aos moldes do centro nacional de pesquisa com materiais genéticos, variedades de manejo e sistema de irrigação a disposição para visita.
O projeto irá ajudar a atualizar o circuito de coqueiros em Alagoas, tirando do mercado coqueirais velhos antigas técnicas de irrigação. A região do Litoral Sul de Alagoas concentra cerca de 5.300 produtores de coco.