Agro
Em audiência com ministro Kassab, cooperativa de AL pede recursos para agricultura familiar
O presidente e o diretor financeiro da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros, participaram nesta segunda-feira, 12, da 3ª edição do Brasília FestLeite. O evento, que marca as comemorações do Dia Mundial do Leite, aconteceu no auditório da Câmara dos Deputados – em Brasília.
O Festleite contou com a participação de parlamentares, lideranças do setor e a palestra “Lácteos na Vida Saudável”, proferida pelo médico Drauzio Varela.
Depois do Festleite, Aldemar e Fernando foram recebidos pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.
Os diretores da CPLA foram defender a execução de convênio do Ministério com a Secretaria de Agricultura de Alagoas, que prevê a capacitação dos pequenos produtores de leite e a modernização do parque industrial da bacia leiteira, a partir de investimentos na UBL de Batalha.
“O convênio teve parte dos recursos liberados no início deste ano. Reforçamos com o ministro o pleito do secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos e do governador Renan Filho, que conta com o apoio de toda a bancada federal de Alagoas, que é a execução total do convênio, ou seja, a liberação de todos os recursos. Esse é um projeto importante, que irá beneficiar mais de 4 mil agricultores familiares em todo o estado de Alagoas”, explica Monteiro.
O ministro Kassab prometeu agilizar a avaliação do processo para liberar, se possível, todos os recursos.
A previsão inicial era de investimentos da ordem de R$ 7,2 milhões – mas só estão assegurados, até agora, R$ 2,2 milhões.
O convênio previa, inicialmente, além da implantação do “Centro Vocacional Tecnológico da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados”, investimentos na “Modernização, Ampliação, Reforma e Recuperação do Parque Industrial da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas”.
De acordo com Aldemar, “o secretário Álvaro Vasconcelos fez uma exposição de motivos, defendendo a liberação desses recursos, fundamentais para modernizar a bacia leiteira e melhorar a produtividade dos agricultores familiares. Estamos muito confiantes que o ministro atenderá este pleito. O senador Renan Calheiros e o deputado federal Givaldo Carimbão também já conversaram com o ministro sobre importância desse projeto para Alagoas”.