Agro

Governo entrega patrulha mecanizada agrícola para agricultura familiar

Por Agência Alagoas 20/07/2017 10h10
Governo entrega patrulha mecanizada agrícola para agricultura familiar

O Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), promove, nesta quinta-feira (20), ato solene de apresentação e entrega da patrulha mecanizada agrícola aos municípios e entidades parceiras da agricultura familiar. A solenidade acontece às 16h, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri).

 

A patrulha mecanizada, que engloba, nesta primeira fase, oito tratores agrícolas e cinco colhedoras de forragem, será entregue ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piranhas; Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima do Mundaú (Cooplal); Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial); Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal); Associação de Agricultores de São Sebastião; Associação de Moradores do Sítio Nazário, de Penedo; Associação do Sítio Laje Grande, de Senador Rui Palmeira, e à prefeitura de Olivença.

 

O intuito é fortalecer a agricultura familiar nos municípios por meio da ampliação da estrutura de trabalho nas associações, sindicatos e prefeituras, oferecendo maior assistência aos pequenos agricultores, já que os equipamentos irão facilitar e qualificar as etapas de produção no meio rural.

 

Para a aquisição da patrulha mecanizada foram investidos cerca de R$ 735 mil, recursos viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal e atual ministro do Turismo, Marx Beltrão, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

De acordo com o diretor-presidente da Emater Alagoas, Carlos Dias, os novos equipamentos vão ajudar a reduzir o tempo de plantio, diminuir custos para o agricultor e elevar a produtividade para maior geração de renda, o que contribui para a manutenção da qualidade de vida no campo.

 

Outros seis tratores oriundos da emenda parlamentar já estão com disponibilidade prevista, totalizando 19 novos equipamentos para uso exclusivo pela agricultura familiar alagoana.