Agro
CPLA vai à Brasília/DF buscar alternativas para escoamento da produção leiteira em AL
A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) tem buscado agrupar forças para promover a inclusão produtiva na agricultura familiar e viabilizar alternativas para escoamento da produção leiteira nos municípios. Esse trabalho chegou à Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília/DF, em audiência, na última terça-feira,8 para pleitear novas oportunidades para os produtores alagoanos.
Na ocasião, a CPLA tratou a possibilidade de participar do Programa de Compras Institucionais da Agricultura familiar por meio de órgãos federais via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ideia é produzir derivados lácteos para compor as cestas básicas e firmar participação em outros programas de apoio a agricultura familiar.
Os diretores Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros levaram às demandas da CPLA à coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos da produção familiar, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, Hettel dos Santos. Os dirigentes receberam parecer positivo para engajamento nos próximos processos seletivo para fornecimento inicial de leite em pó para Forças Armadas e Exército.
“Além do excedente da produção, o produtor com o novo comprador, poderá duplicar sua produtividade e obter maior lucro. A Cooperativa vem se movimentando para encontrar caminhos alternativos de manter seu grupo de produtores, produzindo de forma estruturada e remuneração justa”, comentou.
A proposta da CPLA é disputar o máximo número de processos seletivos visando empreender novos canais de comercialização e livrar os produtores da dependência exclusiva de Programa Sociais. “A audiência foi muito positiva para produção da agricultura familiar. Recebemos total apoio, assim como as demais cooperativa da agricultura familiar de Alagoas, para fornecer leite em pó para as compras governamentais”, avaliou.