Agro
1º Genética Paulo Amaral oferta genética leiteira de precisão para o Nordeste
![1º Genética Paulo Amaral oferta genética leiteira de precisão para o Nordeste](https://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/10735.jpg)
Palavra de ordem para quem investe no segmento leiteiro, produtividade tem sido objeto de perseguição entre os produtores mediante os desafios da pecuária de ciclo curto. Cada vez mais exigente, o segmento tem medido os retornos através dos animais que assumem a linha de lactação pela eficiência genética e longevidade produtiva.
Com animais funcionais, bem adaptados à região e caracterizados racialmente, segundo o produtor Paulo Amaral, a resposta vem rápido. “Cada vez mais, confirmamos a necessidade de se ter animais próprios para cada cenário. Não adianta esperar produtividade sem ter o gado adequado para o local. Uma fêmea precisa ter a genética leiteira de precisão para produzir bem no Nordeste”, chama atenção.
Terra de produtores leiteiros individuais acima da média, a cadeia alagoana tem demandado, justamente, animais compatíveis às adversidades climáticas, fenômeno que tem embarreirado a produtividade. “Os investimentos no mercado de genética tem potencializado bastante e até adiantado ganhos de três gerações, mas, ainda precisamos aliar material genético à animais bem caracterizados fenotipicamente, funcionais e resistentes à produção a pasto”, explica Paulo Amaral.
Eleito maior produtor individual de Alagoas, com produção acima de 10 mil litros por dia, o criador se tornou especialista em produzir em pleno cenário de estiagem ano após ano. "Tudo precisa ser bem direcionado e equilibrado: manejo nutricional, eficiência sanitária, sistema reprodutivo e controle de doenças, além das condições climáticas.
Uma mostra do trabalho de Amaral estará exposta durante o 1º Genética Paulo Amaral, durante a 35ª Expo Bacia Leiteira, em setembro. Na ocasião, o criador colocará a disposição uma seleção de fêmeas da raça girolando, com performance leiteira herdada de um projeto de criação iniciado há mais de 50 anos. Serão ofertados 200 animais, entre eles bezerras e novilhas da raça girolando nos graus de sangue 3/4 e 7/8. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, na fazenda São Luiz em Monteirópolis.
![News title](http://jornaldealagoas.nyc3.digitaloceanspaces.com/assets/images/banner-300.png)