Agro
Dia de Campo encerra encontro Internacional de pastoreio em Alagoas
Como parte da programação do VII Encontro Internacional do Pastoreio Voisin, os participantes inscritos no evento visitaram, nesta sexta-feira (25), em Olho D'Água das Flores, a Fazenda Ibyporonga, para um Dia de Campo. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, acompanhou as delegações.
Numa dinâmica simplificada, elaborada pela coordenação do evento, a programação da visita técnica consistiu em conhecer modelos de bezerreiros, demonstração de pré e pós pastagens, produção de palma forrageira, sombreamento de pastagens e sistema de abastecimento de água.
Além disso, as delegações também tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de cerca elétrica da propriedade, o sistema administrativo e a biblioteca pública instalada na Fazenda Ibyporonga, onde oferece coleções didáticas sobre aprendizagem rural.
Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o evento foi uma excelente oportunidade para divulgação das atividades agrícolas em Alagoas, e serviu como aprendizagem para os produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes.
"A iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas [Faeal] foi propositiva porque trouxe conhecimento e tecnologia que podem ser utilizadas nas propriedades rurais de Alagoas, e contribuiu também para a diversificação das áreas da cana de açúcar ", explicou Álvaro Vasconcelos.
Segundo o gestor da Seagri, a pecuária é uma das alternativas da política de diversificação agrícola que vem sendo implantada no governo Renan Filho, e o modelo discutido nesse encontro Internacional de pastoreio Voisin possibilita produzir mais, com pouco área.
Com o tema “Proteção de pastagens melhorando o planeta”, o evento trouxe à Maceió especialistas, pesquisadores e palestrantes do Uruguai, Paraguai, Colômbia e dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Alagoas.