Agro

Produtores da CPLA farão participação inédita na 35º Expobacia Leiteira

A exposição acontece de 27 a 30 de setembro, no Parque Mair Amaral, em Batalha

Por ASSESSORIA 15/09/2017 16h04
Produtores da CPLA farão participação inédita na 35º  Expobacia Leiteira

Representando a força da agricultura familiar, os pequenos produtores de leite da Cooperativa de Produção  de Alagoas (CPLA) participarão de forma inédita da 35º edição da Expobacia Leiteira como expositores de animais. A exposição acontece de 27 a 30 de setembro, no Parque Mair Amaral, em Batalha.

Os pequenos produtores terão um pavilhão exclusivo para alojar o gado leiteiro, com toda estrutura de acomodação e higienização asseguradas. A estimativa da CPLA é que mais de 30 agricultores, de Associações de Produtores da Região,  exibam seus melhores animais de produção leiteira.

“Teremos uma importante vitrine para valorizar o trabalho da agricultura familiar e mostrar a força dessa categoria no segmento leiteiro. Será um fato inédito onde o pequeno produtor vai estar lado a lado com grandes criadores partilhando conhecimento”, enfatiza o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

 Torneio

Um dos destaques da ExpoBacia Leiteira, a agricultura familiar também participará ativamente das disputas  o Torneio Leiteiro oficial do evento na categoria pequeno produtor. A competição oferta R$ 28 mil em prêmios para os animais que conquistarem as três primeiras posições nas disputas entre fêmeas adultas e novilhas.

Para se inscrever, os pequenos produtores deverá entregar uma cópia do Documento de Aptidão Pronafiano (DAP) junto a sua ficha de inscrição. O torneio contará com duas ordenhas diárias, das 8h às 20h, durante os três dias. No total, serão realizadas seis ordenhas.

A distinção da idade  animal adulto e jovem será a dentição. O regulamente considera que  animais jovens devem ser caracterizados pela presença de até quatro dentes fixos, caso contrário, ele será considerado adulto. Todos os animais que irão participar da Expo Bacia Leiteira deverão portar a GTA e comprovantes de sanidade animal, de acordo com  a legislação vigente.