Agro
Seminário de Produção de Grãos estimula produtividade alagoana
O evento acontece nos dias 14 e 15 de dezembro
Buscando estimular a produção de grãos no estado, a capital alagoana recebe nos dias 14 e 15 de dezembro, o Seminário de Produção de Grãos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a partir das 8h, no bairro do Jaraguá.
Serão dois dias de um evento composto por mesas redondas e mais 13 palestras com especialista nacionais e regionais. Produtores, pesquisadores, técnicos, e empresas do setor estarão presentes para prestigiar a ocasião e participar da troca de experiências que será ofertada pelo seminário.
Destaque
Um dos principais destaques do evento acontece logo na abertura do seminário com a palestra sobre “O agronegócio brasileiro e as perspectivas para Alagoas e Nordeste”, apresentada pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Allysson Paolinelli. Fundador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Paolinelli foi ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
De acordo com Henrique Soares, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, a produção de grãos estava muito concentrada na região agreste do estado, mas agora vem tomando espaços que a cana-de-açúcar deixou de lado.
“Esse cenário prova para o agricultor que neste momento ele possui novas alternativas para a sua produção. Nosso intuito é estimular o produtor alagoano, pois esse setor, atualmente, está passando por uma nova fase agrícola. Nós queremos mostrar o que já temos e para onde o produtor deve seguir em sua produção.”
Além das palestras, os presentes no evento poderão ainda participar da feira agrícola, em que os patrocinadores do evento estarão mostrando os seus serviços, as suas possibilidades e como e o que podem fazer para apoiar os produtores.
Para o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri)e presidente da Comissão de Grãos,Hibernon Cavalcante, o seminário é uma grande oportunidade para que os produtores possam mostrar suas experiências no setor, além de aproximar outros agricultores para a exploração de grãos.
“Esse é um momento ímpar para os produtores e para a agropecuária alagoana. Com o evento nós podemos atrair produtores de fora, alguns que já estiveram aqui e outros que estão vindo pela primeira vez. Essa é uma oportunidade para produtores que desejam fazer alguma parceria, seja através de arrendamento ou divisão de custeio e lucratividade”, declara Cavalcante.
Durante o Seminário será realizada a premiação dos destaques de 2017 no setor agrícola. A solenidade acontecerá ainda no dia 14, durante a noite, para premiar produtores, empresas e técnicos do setor. Essa foi mais uma forma encontrada pelos organizadores do evento para homenagear os pioneiros na produção de grãos do estado de Alagoas.
O evento está sendo promovido pela Seagri, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Embrapa e pelo Sebrae Alagoas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, através do telefone: 0800 570 0800.
Confira a programação completa do seminário
Dia 14
09:00 – Palestra Magna - O Agronegócio Brasileiro e as Perspectivas para Alagoas e Nordeste – Alysson Paolinelli – Presidente da ABRAMILHO
10:00 – Espaço Comercial – Rural Agronegócios
10:15 – Coffee Break
10:30 – Resultados da Produção de Soja em Alagoas – Sergio Papini – Fazenda Surubana
11:00 – Cenários para o mercado de Commodities - Bunge Agronegócios
11:30 – Mesa Redonda
12:00 – Pausa para almoço
14:00 – Resultados da Produção de Milho em Alagoas – José Almeida – Produtor AL/SE
14:30 – Apresentação do Case Santa Brígida ILPF – Marize Porto Costa (Ipameri/GO)
15:15 – Espaço Comercial – SEBRAETEC
16:00 – Coffee Break
16:15 – Palestra ‘Agtechs: Oportunidades Tecnológicas na Produção de Grãos’ - Demian Lube Rodrigues Conde – Sebrae Nacional
17:00 – Palestra ‘4 Segredos para um Plantio Perfeito’, Rogério M. Miyasawa – New Holland
17:45 – Mesa Redonda
Moderador: Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas
18:00 – Coquetel
Dia 15
Painel de Produção de Milho
08:30 – Diagnóstico da Cadeia Produtiva de Milho e Soja em Alagoas – Francisco Rosário – Consultor SEBRAE/FAEC-UFAL
09:30 – Produção de milho em consórcio com gramíneas forrageiras – Palestrante: Gessi Ceccon – EMBRAPA Agropecuária Oeste
10:30 – Coffee Break
10:45 – Projeto Solo Vivo – Palestrante: Ademir Calegari – IAPAR
11:30 – Mesa Redonda – Moderador: Paulo Albuquerque – EMBRAPA Tabuleiros Costeiros
12:00 – Pausa para almoço
Painel de Produção de Soja
14:00 – Produção de Grãos e Diversificação Agrícola – Palestrantes: Sergio Procópio e Antônio Santiago – EMBRAPA Tabuleiros Costeiros e Seagri/AL
15:00 – Produção de Sementes de Alta Qualidade – Palestrante: José de Barros França Neto – EMBRAPA Soja
16:00 – Coffee Break
16:15 – Desafios na produção de sementes – Palestrante: José de Barros França Neto – EMBRAPA Soja
17:15 – Mesa Redonda
Moderador: Hibernon Cavalcante – Seagri/AL
17:45 – Visita aos Stands