Agro
Produtores poderão ter nova chance de renegociar débitos
Também foi reduzida a alíquota de contribuição para os empreendimentos rurais
O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, comemorou a aprovação, no Senado, do Projeto de Lei da Câmara 165/17 que permite a produtores rurais a possibilidade de parcelar seus débitos com desconto em até 15 anos e reduz a alíquota da contribuição social incidente sobre a receita bruta do setor, que constitui a contribuição previdenciária dos trabalhadores rurais, o chamado Funrural.
O texto institui o Programa de Regularização Tributária Rural junto à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Aprovado na Câmara, o projeto tramitou em regime de urgência e segue agora para sanção presidencial. O texto diminui de forma permanente a contribuição do produtor rural pessoa física de 2% para 1,2% da receita bruta.
Também foi reduzida a alíquota de contribuição para os empreendimentos rurais. Em vez dos 2,5% aplicados atualmente, as empresas serão taxadas em 1,7%. A não incidência do tributo já descritos serão estendidos para esse segmento e as alíquotas propostas para ambos começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2018. “A lei vai beneficiar muito mais o produtor”, afirmou Almeida.