Agro

Seminário de Grãos debate perspectivas em AL e no NE

Evento planejou o futuro da produção em Alagoas

Por Fátima de Paula com Agência Sebrae 16/12/2017 17h05
Seminário de Grãos debate perspectivas em AL e no NE
Seminário de grãos em Maceió - Foto: Foto: Edilson Omena

Nestas quinta (14) e sexta-feira (15), o foco do trabalho com cultivo de grãos no estado saiu um pouco do campo. Isso porque produtores, técnicos, especialistas e empresários estiveram reunidos no Seminário de Produção de Grãos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento teve como objetivo abordar o cultivo e a diversificação de grãos em Alagoas.

Com uma programação composta por mesas redondas e 13 palestras com especialistas de todo o Brasil, durante o evento, também foi possível visitar o Espaço de Produtos e Serviços, com exposição realizada por empresas do segmento, bem como conhecer o planejamento das ações do Sebrae em Alagoas para o ano de 2018.

Carlos Henrique Soares, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância do evento para os produtores de grãos, sobretudo, para que eles pudessem analisar as perspectivas do agronegócio para os próximos anos.

“Dentro do cenário atual da agricultura em Alagoas, com os problemas que alguns produtores têm com a cana, nós estamos trazendo aqui várias alternativas para o uso das terras, para que eles possam ter maior rentabilidade em suas propriedades, e, realmente, transformar uma produção rural primária em um negócio de sucesso”, afirmou o analista.

Solenidade e premiação

Na noite dessa quinta (14), durante a solenidade de abertura do seminário, foi realizado um momento de premiação e homenagens para integrantes da Cadeia Produtiva de Grãos em Alagoas. 

Hibernon Cavalcante, superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), lembrou que o evento serviu como oportunidade para pensar, planejar e ter uma visão de futuro de um novo negócio. Ele ainda destacou a importância de reconhecer o trabalho daqueles que fazem parte da cadeia produtiva de Alagoas.

“Todos nós merecemos ser aplaudidos pelo menos uma vez na vida. Entre as pessoas que foram homenageados aqui, há algumas já notórias; outras, ainda não são tão conhecidas, mas que participam ativamente da vida produtiva de Alagoas. Foi essa foi nossa preocupação: reconhecer aquelas pessoas que realmente batalham e que procuram desenvolver a atividade no estado”, declarou Hibernon.

Um dos homenageados da noite foi o agricultor José Almeida, que trabalha no segmento há 16 anos. Feliz pelo reconhecimento, ele revelou: “eu só tenho a agradecer a iniciativa por valorizar o trabalho que a gente faz. É árduo, mas está sendo valorizado por empresas que vêm nos apoiando para que possamos alcançar os nossos objetivos de crescimento”, acrescentou.

Dentre os homenageados também esteve o Sebrae em Alagoas, reconhecido como o maior incentivador do segmento no estado.

O Seminário de Produção de Grãos foi uma realização do Sebrae em Alagoas, Seagri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), com o patrocínio da Novo Mundo/New Holland, Rural Agropecuária, Adubos Yara, Grupo Santana, Syngenta, Mibasa e Sempre Sementes.