Agro

Usinas e governo reforçam parceria para retomada do crescimento do setor sucroenergético

Por Assessoria 18/12/2017 10h10
Usinas e governo reforçam parceria para retomada do crescimento do setor sucroenergético

A última reunião de 2017 dos representantes do Conselho Deliberativo do Sindaçúcar-AL, realizada na última sexta-feira, 15, na usina Leão, em Rio Largo, contou com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado de Desenvolvimento. A reunião de trabalho teve o propósito de promover o debate sobre a retomada da produção de açúcar e etanol no Estado.

“Essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada empresarial é algo raro de se ver. Esteve presente a totalidade dos conselheiros do Sindaçúcar-AL que representam as 19 fábricas de processamento de cana do Estado. Fizemos um balanço do setor nos últimos anos, reconhecendo os méritos que o governador nos concede e debatendo vários temas importantes para o setor”, afirmou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

Na oportunidade, os industriais debateram com o chefe do Executivo estadual questões quem dizem respeito a retomada do aumento da produção e a competitividade do produto alagoano com os de outros Estados.

“Na ocasião, o governador colocou as ações de governo que cabem neste momento. São elas: competitividade, que está na questão fiscal, e o aumento da produção de cana com a parceria para buscar fontes de recursos externos que são necessárias para promover este trabalho de replantio de cana”, ressaltou Nogueira.

O governador Renan Filho reforçou a pauta discutida com os industriais. “Temos que trabalhar o incentivo para o replantio de cana em Alagoas para os fornecedores, sobretudo os pequenos, e também para as indústrias, além de elevar a competitividade do Estado de Alagoas. Fizemos uma reunião importante com o setor sucroernegético que é uma das principais vertentes de desenvolvimento da economia alagoana. Com política tributária e fiscal mais eficiente a gente induz o desenvolvimento do setor”, declarou.

Na oportunidade, o encontro contou também com a participação de representantes dos trabalhadores rurais e da indústria do setor sucronergético. Após a reunião, os participantes percorreram parte das instalações da mais antiga usina em atuação em Alagoas.