Agro
Governo distribui 340 mil alevinos este ano a agricultores familiares
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) distribuiu mais de 340 mil alevinos aos municípios durante este ano. A ação contempla 1.750 familias de pequenos agricultores e promove o crescimento da renda de agricultores familiares e da piscicultura alagoana por meio da produção de peixes de espécie tilápia.
Segundo dados da Superintendência de Aquicultura da Seagri, entre os meses de janeiro e fevereiro foram entregues, respectivamente, 200 mil e 139 mil alevinos de tilápia, oriundos da estação de piscicultura de Rio Largo e Piranhas, numa parceria entre o Governo de Alagoas com a Codevasf.
No município de Cajueiro, Zona da Mata alagoana, da Superintendência de Aquicultura da Seagri foram distribuídos 30 mil alevinos de tilápia aos agricultores familiares da Serra do Mamão e assentados do Bom Destino e Loango.
Para o prefeito do município, Palmery Neto, em pouco tempo os produtores cajueirenses irão colher os benefícios de uma atividade lucrativa e saudável. “Estamos nessa parceria com a Seagri para incentivar a agricultura familiar e gerando uma renda extra aos agricultores”.
Quitéria dos Santos, uma das beneficiadas com a distribuição dos alevinos, afirma que a atividade no açude da sua comunidade traz benefícios para as famílias, com alimento na mesa e ainda é possível vender os peixes na feira livre. “Um dinheirinho extra sempre é bem-vindo”, ressalta Quitéria.
Em Mata Grande, no Sertão alagoano, na comunidade Morro Vermelho, a distribuição de 60 mil alevinos contemplou agricultores da Associação do Desenvolvimento Comunitário, que desenvolvem a pesca no açude Gravatá.
Eduardo Barbosa, um das lideranças da comunidade, afirma que o povoamento do açude com os alevinos é de grande importância para as famílias e gera renda para a associação. “Temos a orientação dos técnicos da Emater e da prefeitura e cada um passa a cuidar do manejo dos alevinos”.
A ação da Seagri nos dois primeiros meses deste ano beneficiou também famílias de agricultores dos municípios de Anadia, Batalha, Belo Monte, Dois Riachos, Flexeiras, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Maragogi, Palestina, Palmeira dos índios, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe e Piranhas, além de Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, Traipu, União dos Palmares, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Murici, Olho D’Água do Casado e Olivença.
Como informa Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, a meta do governo é atender toda demanda que tem chegado das associações de produtores rurais, secretarias municipais da Agricultura, módulos de piscicultura, produtores rurais e agricultores familiares. “Estamos fazendo o povoamento em tanques escavados particulares e comunitários e módulos de piscicultura intensiva em tanques-rede”, afirmou.