Agro
Pindorama fecha venda direta de açúcar à Programa venezuelano
A Cooperativa foi contemplada com vendas diretas de 24 mil fardos de açúcar cristal ao governo da Venezuela
A Pindorama deu um passo importante para iniciar seu trânsito além das fronteiras brasileiras. A Cooperativa foi contemplada com vendas diretas de 24 mil fardos de açúcar cristal ao governo da Venezuela por meio de convênio firmado entre o Ministério da Educação venezuelano, Cooperativa Terra Livre e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Durante reunião com a representante da Cooperativa Terra Livre, Yolimar Mejias, nesta quinta-feira, 26, a diretoria da Pindorama tratou dos últimos ajustes e estipulou as datas dos primeiros envios de açúcar à Venezuela. O primeiro embarque acontece já no próximo dia 30 de abril.
“A abertura desse mercado nos anima bastante por ampliar nossa atuação e abrir portas para agricultura familiar. É um espaço muito interessante o qual torcemos para que cresça e valorize outros produtos”, avaliou presidente da cooperativa, Klécio Santos, durante a reunião.
A exportação do açúcar Pindorama integrará o cardápio do Programa de Alimentação Escolar aplicado em toda rede de ensino público da Venezuela. O envio do açúcar fará uma pausa no feriado de 1º de maio e retorna no período de 2 até a próxima sexta-feira, 4.
Visita
Em Alagoas para conhecer melhor as atividades da Cooperativa Pindorama, Yolimar Mejias, fez uma visita completa às unidades da Pindorama, que é referência em cooperativismo na agricultura familiar e possui mais de 60 anos de história.
O grupo percorreu as instalações das fábricas da cooperativa, localizada no município de Coruripe, conhecendo de perto o funcionamento das indústrias de alimentos e da usina de açúcar, além do Memorial René Bertholet e trabalho social realizado no Centro de Treinamento Rural (CETRUP).