Agro

Pindorama recebe reitor do Ifal e comitiva de diretores e professores dos 16 polos de AL

Por Assessoria 30/04/2018 16h04
Pindorama recebe reitor do Ifal  e comitiva de diretores e professores dos 16 polos de AL

Com a missão de estreitar os laços entre o mundo acadêmico e o cenário da produção rural de base agrícola familiar, a Cooperativa Pindorama recebeu, na última sexta-feira,27, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Sergio Texeira, e um grupo de 22 integrantes do corpo docente da instituição de ensino, entre professores e diretores dos 16 polos do estado. 

Os integrantes do órgão federal, na oportunidade, puderam conhecer toda Cooperativa Pindorama, seus projetos de sustentabilidade para gerações futuras e unidades de produção.  A visita teve início com um vídeo institucional apresentando como funcionam as atividades e como está estruturada a cooperativa. O presidente Klécio Santos guiou o grupo, que percorreu as instalações da indústria de alimentos, usina, memorial Renné Bertholet e Centro de Treinamento Rural (CETRUP).

“Nosso desejo e um sonho é ter uma unidade do Ifal integrada à Pindorama.  Estamos abertos à parcerias para explorar o potencial empreendedor e produtivo que essa comunidade possui. São 33 mil pessoas vivendo no entorno da cooperativa, sem qualquer margem violência ou degradação social. Isso prova a vocação dessa terra para o campo produtivo”, disse o presidente Klécio Santos durante um dos momentos de apresentação da cooperativa.

Ainda pouco explorada como campo experimental na esfera de produção de conhecimento científico, a estrutura e efetividade da cooperativa no setor produtivo de Alagoas,  surpreendeu a equipe do Ifal. Um dos motivos, segundo o reitor Sergio Texeira, foi o beneficiamento completo das cadeias produtivas e lógica inovadora de trabalho.

“Muito se sabe de cooperativas e entidades que produzem, mas não fecham uma cadeia, maiores até que Pindorama. O modelo responsivo e organizado das atividades de Pindorama compactua bastante com um modelo disseminado pela academia por meio da sustentabilidade. O Ifal existe justamente para isso, para  fomentar essas arestas, ser parceiro de  iniciativas que  preparem o  sujeito para ter uma atuação competente e segura”, declarou o reitor do Ifal,  Sergio Texeira.

Parceria

 

Após a maratona de visitas às unidades anexas da cooperativa, a visita institucional chegou ao seu ponto principal ao desembarcar no Centro de Treinamento Rural de Pindoram (CETRUP), onde centenas de crianças participam de projetos sociais e cooperativistas em preparo para compromissos escolares. Um grupo do projeto “O Amanhã de Pindorama”, de crianças e adolescente de 9 a 13 anos, fez uma apresentação musical com flauta doce para os visitantes. A apresentação sensibilizou a todo grupo.

“Muitas das nossas crianças passam na seleção do Ifal e se capacitam conosco nesse projeto. São filhos, netos e jovens da comunidade que recebem orientação e vêm em busca de galgar caminhos promissores. Serão eles os grande beneficiários das futuras parcerias e investimentos entre Pindorama e o Ifal”, comentou Klécio Santos.

Após conhecer todo circuito produtivo e social de Pindorama, a equipe do Ifal se reuniu com o presidente Klécio Santos com objetivo de  amadurecer  ideias para possível atuação do Ifal em Pindorama com unidades experimentais com foco nas atividades agroindustriais. Durante a reunião os colaboradores do setor de Recursos Humanos traçaram um panorama sobre os resultados colhidos pelos principais projetos que poderiam firmar parceria com o Ifal.  A reitoria do Ifal prometeu empenho para formatação de parcerias e breve oficialização dessas atividades.