Agro

Gestores estaduais são homenageados pela Cooperativa Pindorama

Por Agência Alagoas 02/05/2018 17h05
Gestores estaduais são homenageados pela Cooperativa Pindorama

O Dia do Trabalho, 1º de maio, foi de festa no município de Coruripe, localizado na região do Tabuleiros do Sul do Estado de Alagoas. A Cooperativa Pindorama promoveu uma programação especial em homenagem aos funcionários, cooperados e parceiros. Na ocasião, os representantes da pasta da Agricultura do Governo do Estado foram agraciados com a placa mérito cooperativista: o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, Jaime Silva, diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), e Elizeu Rego, presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

Também foram homenageados representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“O Governo tem tido como prioridade o desenvolvimento da agricultura familiar, e não estamos medindo esforços para conseguir recursos com emendas para fortalecer o setor com o Programa do Leite e com implementos agrícolas. E é um prazer ver sempre o desenvolvimento da cooperativa na região”, afirmou o secretário Antônio Santiago.

A programação também foi composta por um torneio de futebol, sorteio de brindes, celebração ecumênica e apresentações artísticas. Outro ponto importante foi a inauguração da Indústria de Leveduras e das ampliações das unidades de refresco e molhos. As autoridades conheceram a infraestrutura e a organização do empreendimento que contribuirá para a geração de renda para mais 20 famílias.

“Não se faz reforma agrária em Alagoas sem passar pela Cooperativa Pindorama, e todo gestor deve reconhecer isso. A Pindorama é um exemplo de reforma agrária para o país e nós só temos a agradecer pelos 62 anos de dedicação e investimento socioeconômico”, citou Jaime Silva.

Pindorama

A Cooperativa Pindorama tem como lema “Ninguém é forte sozinho”, foi fundada em 1956 pelo suíço-francês René Bertholet. Atualmente, possui 32.000 hectares e gera cerca de 1800 postos de trabalho no campo e 300 empregos na indústria – desses, 100 estão atuando na usina. São cerca de cinquenta tipos de produtos envolvendo balas de frutas, sucos em garrafa, refresco, leite de coco, coco ralado, suco em pó e açúcar.

“Nós somos um exemplo de superação! A cada ano estamos investindo e crescendo com a produção, inclusive, com o açúcar refinado e demerara. Há quinze anos, nós ficávamos em último quando o assunto era a moagem da cana de açúcar, e hoje, enquanto outros empreendimentos estão fechando suas portas, nós conseguimos um crescimento de 30% da safra no ano passado”, destacou Klecio José dos Santos, diretor presidente da Pindorama.

É considerada a maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, com reconhecimento nacional e internacional, conquistou o Prêmio Destaque 2017 na modalidade “Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CI)”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).