Agro
Curso de melhoramento genético em ovinos abre 8ª Expoalagoas Genética
A prática de inseminação artificial possui diversas vantagens
Para dar início a semana do agronegócio mais esperada do primeiro semestre de 2018 no Nordeste, Alagoas recebe pela primeira vez a Exposição Nordestina das raças dorper e white dorper. O evento abre a sequência de atividades da 8ª Expoalagoas Genética com o Curso de IATF via Transcervical em Ovinos, também inédito na região, durante os dias 14 e 15 de maio, no Parque da Pecuária.
O curso, que será ministrado pelo especialista em inseminação artificial, Joendson Alves, e acontece de forma teórica e prática, das 8h às 18h, aborda uma técnica de melhoramento genético, em que através de instrumentação, o material genético do animal macho é conduzido ao aparelho reprodutivo da fêmea, diferente do método comum, no qual o macho realiza a cópula na fêmea.
O procedimento que será realizado durante o curso consiste na Inseminação Artificial via Transcervical em ovinos. “Essa é uma técnica em que nós ultrapassamos os anéis cervicais do aparelho reprodutivo feminino, e depositamos o sêmen, ou seja, o material genético do macho, dentro do colo uterino”, explica Joendson.
A prática de inseminação artificial possui diversas vantagens para o criador, entre elas está a possibilidade de implementar ao rebanho a genética de regiões e países diferentes.
Serviço
8ª Expoalagoas Genética
Período: 14 a 20/05
Local: Parque da Pecuária
Horário: 8h às 19h.
Informações: Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) - (82) 3346-1386