Agro
Cooperativa visa fortalecer trabalho de pequenos produtores de Paulo Jacinto
Em mais um movimento para fortalecer a produção leiteira na agricultura familiar em Alagoas, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vai fortalecer, com a organização em associação e acompanhamento, o trabalho de pequenos produtores de leite de Paulo Jacinto.
A unidade, que já chegou a contar com uma rede de quase três mil produtores, vai em busca de novos grupos e reintegrar outros que se desligaram devido aos impasses provocados pela economia nacional. Um dos atrativos levados pela CPLA é a abertura da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL), que promente aumentar a produção leiteira em 500% e aquecer a economia dos municípios.
Segundo o técnico da CPLA, Adriano Henrique, a cooperativa vai levar a pauta para a prefeitura municipal com objetivo de oferecer suporte máximo na fundação da associação e estrutura física. “No caso de Paulo Jacinto, estamos trabalhando para reativar a associação e implantar uma boa gestão na atividade. Tivemos uma audiência com o prefeito Marcos Lisboa na qual apresentamos os atrativos econômicos e benefícios do escoamento por meio da cooperativa”, informou.
Para estimular a produção de leite local, a prefeitura confirmou que irá doar o terreno onde será construído a sede de armazenamento e tanque de leite. Já a CPLA, colocará sua equipe técnica à disposição para agilizar a documentação e os trâmites legais para reativação da associação.
“Estamos indo ao encontro do produtor para mostrar as dezenas de atrativos em ser associados da CPLA, principalmente o fator inclusão produtiva com o projeto da UBL”, revela o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.