Agro

Cooperativa alagoana realiza plantio de 2300 hectares de cana-de-açúcar

O plantio desta temporada ocorreu na última terça-feira, 10

Por Bccom Assessoria 13/07/2018 15h03
Cooperativa alagoana realiza plantio de 2300 hectares de cana-de-açúcar
Foto: Assessoria

Junto com a chegada do inverno, a Cooperativa Pindorama deu início, na terça-feira, 10, ao seu plantio da cana-de-açúcar da temporada.  O plantio de inverno deve tomar conta de 2300 hectares de canaviais pertencentes aos associados e plantadores conveniados.  

Com a regularidade pluviométrica na região de Coruripe e Penedo, a expectativa é que a produtividade alcance rendimento de, no mínimo 90%, segundo explicação do gerente agrícola, Danilo Wanderley.

“As precipitações regulares e as previsões nos deixam bastante seguros quanto ao bom rendimento agrícola desse plantio. Iniciamos o plantio com o solo 100%”, comentou.

No período pré-plantio, o canavial de Pindorama passou por cuidados visando a renovação e fertilidade. “Fizemos a distribuição de semente e insumos para devida manutenção.Toda área passou por uma análise e processo de correção de falhas. Também orientamos quanto ao processo de irrigação, fator que  precisa ser bem administrado nessa época”, informou o gerente.

Com destino certo, a cana do plantio de inverno será extraída na colheita de verão visando abastecer a moagem da safra do próximo ano na Usina Pindorama. Segundo o calendário do  setor canavieiro da Pindorama, o plantio de inverno será finalizado na última semana de agosto.

Redução de semente

Adotada oficialmente no plantio de inverno de 2017, a técnica de plantio de cana com redução de semente deverá atingir 100% do canavial de Pindorama nesse ano. O processo substitui o uso de 15 mil toneladas de sementes para cobertura de sete hectares por 9 mil.

Econômico, o modelo de plantio deverá resultar em eficiência produtiva na tonelada de cana “viável”, que é a cana selecionada para usina. “O semeio é mais prático por depositar  apenas uma semente ao invés de duas. A estimativa é que o produtor consiga plantar 5 hectares de terra em apenas um dia, a depender da mão-de-obra empregada”, explicou.

Com a adesão geral do modelo, a expectativa da Pindorama é que a técnica aumente em 40% a produtividade.