Agro
Produtores de leite recebem capacitação sobre o uso de tecnologias
A cooperativa, segundo o presidente Klécio Santos, está buscando ferramentas
A metodologia Balde Cheio, coordenada pelo Sebrae/AL, será apresentado aos pequenos produtores de leite da Cooperativa Pindorama nesta quarta-feira,1º de agosto, às 9h, no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup). Na oportunidade, serão feitos pré-cadastros dos produtores interessados em participar da modalidade.
A cooperativa, segundo o presidente Klécio Santos, está buscando ferramentas para estruturar uma cadeia leiteria com o reforço da gestão leiteira e melhoramento genético . “Para a produção de leite na agricultura familiar, desejamos adotar o modelo da pecuária eficiente, com modelos inteligentes de gestão e seleção de animais comprovados geneticamente para atividade”, pontuou.
Com o Balde Cheio, associações e produtores receberão capacitações sobre formas de gestão, uso de tecnologias e manejo para melhor utilizar recursos da sua propriedade, fomentando a produção com desenvolvimento sustentável. O programa é desenvolvido desde 2010 pelo Sebrae.
“Esse é um dos melhores programas de assistência que temos e tem tudo para dar certo conosco. Buscaremos minimizar os custos e aumentar a eficiência produtiva, ajudando o produtor a criar sua base de dados, obter mais lucro e conseguir localizar qual animal pode ser mais produtivo e corrigir as deficiências do rebanho”, resumiu o presidente Klécio.
As atividades do Balde Cheio vão além do manejo produtivo. O programa traz eficiência tecnológica, ajuda o pequeno produtor a implantar planilhas de acompanhamento, fazendo com que o produtor encare sua propriedade como gestor de um empreendimento. O custeio é subsidiado 60% pelo Sebrae/AL e o restante por conta do pequeno produtor.