Agro
Vaquejada do Milhão representa evolução do esporte
Evento acontece de 5 a 9 de dezembro, no Parque Vale Rico, em Pilar
O maior evento da raça quarto de milha de vaquejada está acontecendo em solo alagoano. Se trata da Vaquejada do Milhão, que começou na quarta-feira (5) e segue até domingo (9), no Parque Vale Rico, no Pilar.
O evento representa a evolução do esporte vaquejada em contextos de iclusão social, economia e lazer, segundo criador Cícero Andrade. “Motivado pela paixão ao cavalo e ao esporte, materializamos a vaquejada do entretenimento e sua evolução. Essa cultura secular que mexe com a alma do nordestino cresceu e pede passagem para desmistificar todos as rotulações”, explicou.
Com uma megaestrutura, com um Parque de 390 mil m², a Vaquejada impressiona pelo fato inédito de distribuir R$ 1 milhão aos seus participantes, em nove categorias. O vaqueiro Adelanir Américo, da Paraíba. “Corro vaquejada desde oito anos e ainda não tinha visto uma estrutura tão completa quanto essa. Conforto para os animais, estrutura, acomodações e suas pistas de vaquejada para acomodar tanta gente”, reconhece o vaqueiro.
Além do recorde da premiação, a Vaquejada do Milhão também é campeã de emissão de senha, com o total de 1770. Participam das disputas 2,5 mil cavalos e mais 2 mil bovinos.
Para cuidar da tropa, segundo o veterinário Cícero Oliveira, a Vaquejada dispõe de 15 profissionais da medicina veterinária e seis avaliadores de bem estar animal em pista.
“A equipe médica guia todo processo de certificação de sanidade durante todos os dias de festa para evitar alastramento de doenças. O parque possui um lavatório coletivo disponível para as equipes. Na pista, em defesa dos animais, além do seu próprio vaqueiro está o juiz especializado”, informou.
Diversão
Com atrações para todos os públicos, a Vaquejada do Milhão conta com a maior roda gigante transportável da América, passei de balão, fazendinha, apresentações multiculturais, palestras, espaço gourmet e brinquedos infantis.
Em negócios, o evento traz como principal atração o 3º Leilão Vale Rico com 43 lotes da raça quarto de milha de linhagem de vaquejada. A tropa conta potros, potras, matrizes e doadoras filhos de animais provados no esporte. Em material genético, serão vendidos ventres para livre acasalamento das melhores éguas do Brasil: Primadona Eternaly MV, Suprem Dash, Eternala Roxa, Bahamas Apolo e Rica Touro. O garanhão Diego Steel comandará as vendas de cobertura por mais um ano.