Agro
CPLA recebe apoio de Isnaldo Bulhões para ativação da UBL e Programa do Leite
O projeto promete incluir produtivamente mais de 10 mil agricultores familiares
A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) apresentou ao deputado Isnaldo Bulhões, nesta sexta-feira,8, o projeto que vai colocar em atividade a antiga fábrica e a situação do Programa do Leite.
Com a promessa de incluir produtivamente mais de 10 mil agricultores familiares,promover o aumento de renda e melhorar o escoamento, a Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) necessita de aporte financeiro para iniciar as operações.
O deputado Isnaldo Bulhões se comprometeu em buscar recursos de custeio e capital de giro junto Banco do Nordeste Brasil (BNB) para concluir a montagem da queijaria. “Estamos com o projeto em estágio adiantado, mas precisamos dar um gás para efetivar o funcionamento industrial. Colocaremos nossa força política para fazer essa interlocução, propondo uma agenda junto ao governo estadual e federal por meio dos Ministérios da Agricultura e Cidadania. Vamos buscar cumprir nosso papel para que os recursos sejam viabilizados com segurança”, defendeu Bulhões.
Apontada como solução para o escoamento e a valorização da produção do leite na agricultura familiar, a UBL da CPLA possui potencial para revitalizar o setor. “O projeto tem um enorme potencial para transformar a cadeia do leite e ao mesmo tempo coloca o produtor como dono do próprio negócio. O apoio do deputado Isnaldo, sem dúvida, vai nos ajudar a sensibilizar o governo federal para concretização desse projeto tão esperado pelo pequeno produtor”, sintetizou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.
Programa do Leite
A continuidade do Programa do Leite em Alagoas também esteve na pauta da cooperativa com o parlamentar. O Programa vem sofrendo com contingenciamento de recursos imposto pelo governo federal e segue com atraso no pagamento desde outubro passado.
O presidente da CPLA apresentou a realidade do Programa que inclui 40 mil pequenos produtores e auxilia a nutrição de 80 mil famílias. “De outubro até agora os produtores estão bancando o Programa sem receber pelo leite fornecido. O Programa tem sido o vetor mais importante da agricultura familiar, mas, infelizmente, tem sido rejeitado pelo governo federal. Precisamos reverter essa situação”, lamentou Monteiro.
A situação sensibilizou o deputado federal Isanaldo Bulhões, que prometeu se engajar em mais essa causa dos alagoanos.
“Estamos lutando para viabilizar novos recursos e a conclusão de um novo convênio entre governo federal com o Estado. Faremos essa ponte para que a renda do leite continue sustentando as famílias no campo, levando a garantia de compra e estabilidade ao agricultor. Os produtores terão todo nosso apoio”, garantiu Isnaldo.