Agro
Pindorama vai expandir mix da levedura
A Usina Pindorama vai ampliar o mix da biomassa com a produção de mais três derivações
Primeira Usina do Nordeste a beneficiar a levedura seca inativa da cana-de-açúcar, a Pindorama, em Coruripe/AL, vai ampliar o mix da biomassa com a produção de mais três derivações: levedura seca autolisada, levedura de cerveja seca inativa e a autolisada de cerveja.
“Devido ao sucesso da levedura seca, estamos buscando outras alternativas de levedura. São dois novos produtos no qual podem gerar um aumento na receita industrial e ampliar o aproveitamento do álcool e organismos que seriam descartados pela destilaria”, explicou Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama.
Ricos em conteúdo proteicos e vitaminas do complexo B, os dois novos produtos continuarão no formato em pó, atendendo ao mercado nutrição animal atuando na suplementação da dieta de bovinos, equinos, peixe, aves e suínos. Segundo Ericksson Viana, gerente industrial da Usina, o processo de autólise da levedura da cana refina ainda mais seu potencial nutritivo. "Há uma aumento na disponibilidade de enzimas assim como entre os efeitos profiláticos. Na questão nutricional, temos melhoras na conversão alimentar, na palatabilidade e melhor solubilidade da matéria ao ser consumida pelo animal”, acrescentou Viana.
Para colocar em prática o projeto de expansão da produção de levedura, a Pindorama vai trabalhar com uma caldeira exclusiva buscando potencializar o aproveitamento do álcool. A equipe de engenharia química já realizou testes de produção, segundo informações do presidente Klécio Santos. “A Pindorama já entrou em contato com o mercado e recebeu estímulos positivos do segmento. Vamos aproveitar a entressafra para edificar o projeto. A expectativa é que no próximo ciclo já estejamos extraindo a levedura de forma autolisada, ofertando três”, informou