Agro
Ministro Paulo Guedes apoia demandas do setor sucroenergético de AL e PE
Ele concordou que o Nordeste precisa de uma revitalização na produção de cana
O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, e do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, participaram na quarta-feira passada, dia 12, em Brasília, de uma audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
A reunião contou ainda com a participação dos empresários Vitor Wanderley, usina Coruripe; Fernando Farias, usina Caeté e Luiz Antônio Bezerra, usinas Serra Grande e Trapiche (PE), além de Gilberto Tavares de Melo, usina Central Olho D’Água (PE).
Na audiência, foram debatidos aspectos relacionados à venda direta de etanol aos postos revendedores de combustíveis e a eliminação da cota de isenção da tarifa de importação sobre o etanol importado, além de alternativas para a revitalização do Polo Agroindustrial Canavieiro do Nordeste.
Além do ministro Paulo Guedes, a comitiva de empresários do setor sucroenergético dos dois Estados, contou na reunião com a presença do secretário de Competitividade, Igor Calvet, e do secretário da Receita Federal, Marcos Cintra.
“Nesta audiência foi obtido do ministro Paulo Guedes e de sua equipe a concordância com a adoção da venda direta e o compromisso de não isentar as importações de etanol enquanto os Estados Unidos não isentarem as importações de açúcar”, informou Pedro Robério Nogueira.
De acordo com o presidente do Sindaçúcar-AL, o gestor do Ministério da Economia concordou ainda que o Nordeste precisa de um choque de revitalização na produção de cana. “Ele admitiu nos receber em outra oportunidade para debater um plano nesse sentido”, finalizou.